Grupo dos Dez inicia turnê nacional em Rio Branco com teatro negro e homenagem a João das Neves

Companhia mineira escolheu a capital acreana para abrir circulação que inclui mais de 60 apresentações pelo país e ações formativas voltadas à democratização da cultura.

Rio Branco abre, no fim de janeiro, a turnê nacional que comemora os 15 anos do Grupo dos Dez, companhia mineira reconhecida por seu trabalho no teatro negro.

A circulação marca a volta do coletivo aos palcos após a pandemia e inclui apresentações dos espetáculos “Madame Satã” e “Dandara Para Todas as Mulheres”, além de uma oficina artística e do lançamento do livro póstumo “O Encenador e a Floresta”, de João das Neves, que viveu no Acre entre 1986 e 1991.

O projeto, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, prevê mais de 60 sessões em sete estados ao longo de 2026. A programação reúne obras inéditas, montagens já consagradas e atividades educativas voltadas à formação de artistas e ao diálogo com diferentes territórios.

Na capital acreana, as ações se concentram na Usina de Arte João Donato e no Teatro João das Neves.

A primeira atividade ocorre em 28 de janeiro, com a oficina “Ação Musical Dramatúrgica”, voltada prioritariamente a artistas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.

No mesmo dia à noite, o público poderá acompanhar o lançamento do livro que reúne escritos e reflexões de João das Neves sobre sua experiência no Acre, em evento com leituras dramáticas e apresentações musicais feitas por artistas locais que trabalharam com o dramaturgo.

“Dandara Para Todas as Mulheres”, apresentado pelo Grupo dos Dez em Rio Branco abre a turnê nacional. Foto: Ingrid Maltax

As apresentações teatrais começam nos dias 29 e 30 de janeiro, com “Dandara Para Todas as Mulheres”, sempre às 19h30.

Já em 31 de janeiro e 1º de fevereiro entra em cartaz “Madame Satã”, espetáculo premiado que permanece como a única obra de João das Neves ainda em circulação.

O premiado “Madame Satã” integra a programação do Grupo dos Dez em Rio Branco. Foto: Netun Lima

Todas as sessões contam com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e audiodescrição. Os ingressos custam 20 reais a inteira e 10 reais a meia, com venda antecipada pela internet ou na bilheteria do teatro.

Integrante da equipe criativa do grupo, Bia Nogueira afirmou que a circulação reafirma a vocação social da companhia. “O Grupo dos Dez sempre foi mais do que espetáculos: é sobre abrir espaços de encontro, escuta e pertencimento. Estar de volta com essa temporada é potencializar vozes que refletem o Brasil em toda a sua diversidade e afirmar que a arte deve ser acessível a todas as pessoas”, disse. Ela responde pela direção musical de “Madame Satã” e pela dramaturgia e direção de “Dandara Para Todas as Mulheres”.

Após a etapa acreana, o grupo segue para cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e região do Cariri, Recife, Manaus e Belo Horizonte, onde já há apresentação marcada para 1º de março, no Sesc Palladium.

Figura histórica das artes cênicas no país, João das Neves teve papel decisivo na formação do Grupo. Foto: Guto Muniz

Livro resgata período acreano de João das Neves

“O Encenador e a Floresta” foi organizado pela Associação Campo das Vertentes e reúne textos produzidos durante os cinco anos em que João das Neves viveu no Acre. A obra aborda a relação entre teatro, política e natureza, temas centrais na trajetória do dramaturgo.

Figura histórica das artes cênicas no país, João das Neves teve papel decisivo na formação do Grupo dos Dez.

Em 2015, aos 80 anos, dirigiu com Rodrigo Jerônimo o espetáculo “Madame Satã”, que permanece em cartaz e sintetiza a linha crítica e política que marcou sua produção e sua atuação à frente do Grupo Opinião, referência no teatro de resistência durante a ditadura militar.

Agenda em Rio Branco

28 de janeiro
Oficina “Ação Musical Dramatúrgica”
14h às 18h | Usina de Arte João Donato

Lançamento do livro “O Encenador e a Floresta”
19h | Usina de Arte João Donato

29 e 30 de janeiro
Espetáculo “Dandara Para Todas as Mulheres”
19h30 | Teatro João das Neves

31 de janeiro e 1º de fevereiro
Espetáculo “Madame Satã”
19h30 | Teatro João das Neves

Ingressos a preços populares, com venda antecipada pela internet ou diretamente na bilheteria. Mais informações no perfil @grupodosdez, no Instagram.

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac