Atividades seguem até domingo (18) no Museu dos Povos Acreanos e incluem debates, shows, batalhas de MCs, teatro e cultura geek.
A programação acreana da 23ª Semana Nacional de Museus já está em andamento no Museu dos Povos Acreanos (MPA), em Rio Branco, e segue até domingo (18), com atividades que dialogam com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O evento acontece simultaneamente em todo o país e busca aproximar o público jovem dos espaços de cultura e memória, aliando tradição e inovação.
No Acre, a programação é coordenada pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com apoio do governo estadual, e se organiza em torno de três eixos principais: juventude, tecnologias e patrimônio imaterial.
A abertura oficial, realizada nessa quarta-feira (14), contou com a presença de autoridades, representantes da Academia Acreana de Letras e uma apresentação artística. Ainda no primeiro dia, o público acompanhou uma roda de conversa com os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac), Maicon Bezerra e Sérgio Roberto Souza, sobre práticas e formas de conhecimento relacionadas ao conceito de patrimônio cultural.
Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, a semana é um momento estratégico de valorização da cultura local. “A 23ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa fundamental para ajudar a divulgar, valorizar e preservar a história e nosso patrimônio cultural acreano”, afirma.
A agenda segue na sexta-feira (16) com apresentação da banda Saudades do Seringal, às 9h, no Átrio Catraia do MPA. No fim da tarde, às 17h30, será encenada a peça Fiandeiro de Tempos, com o ator e pesquisador Victor Onofre. “O Coletivo Iluminar tem a perspectiva de honrar sua história. Parabenizo a FEM e o Museu dos Povos Acreanos pela semana”, diz o artista.
O sábado (17) promete atrair o público jovem com a realização da Feira Cultural Nerd e da Ocupação Cultural de Hip Hop, a partir das 15h. A programação inclui batalhas de MCs, apresentações musicais, oficina de grafite e uma etapa classificatória do Central Slam.
O encerramento no domingo (18) reúne atividades da Ocupação Cultural Rock e Universo Geek, com direito a campeonato de cosplay, swordplay e show da banda Nestalgia.
O tema deste ano foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e convida à reflexão sobre como os museus podem se adaptar às transformações sociais, reconhecendo o papel da juventude e das novas tecnologias na preservação e reinvenção dos espaços de memória.
Confira programação:



