Interessados têm até 20 de julho para se inscrever do certame que oferece mais de 3,6 mil vagas em 32 órgãos federais.
Começam nesta quarta-feira (2) as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 de 20 de julho (horário de Brasília) exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca responsável pela organização do certame.
Ao todo, o CPNU 2025 vai selecionar 3.652 servidores para 32 órgãos da administração pública federal, com vagas de nível médio e superior. Para participar, os candidatos deverão:
O candidato poderá escolher todos os cargos e suas respectivas especialidades ofertadas em um único bloco temático.
Como parte do processo de inscrição, o candidato deverá ainda preencher um questionário socioeconômico. No entanto, o edital único do CNU 2025 explica que as informações não serão usadas como critério de classificação ou eliminação no certame.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição é única, no valor de R$ 70, e deverá ser paga até 21 de julho, por meio de Pix, com a leitura do QR Code disponível no próprio documento.
Há ainda as opções de pagamento online pela plataforma PagTesouro, gerida pela Secretaria do Tesouro Nacional. Nessa ferramenta digital, os pagamentos podem ser feitos por meio de Pix, boleto bancário, cartão de crédito ou saldo em carteira digital.
Outra forma é presencialmente, em qualquer agência bancária, casa lotérica e unidadesdos Correios.
O candidato deve observar o horário de funcionamento das agências e dos correspondentes bancários, bem como as regras de aplicativos e internet banking da instituição.
Em caso de feriado ou de qualquer evento que implique o fechamento de agências bancárias na localidade, o candidato deverá antecipar o pagamento ou realizá-lo por outro meio válido, no prazo limite.
A inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento até a data do vencimento.
Isenção da taxa
A isenção total do pagamento do valor de inscrição poderá ser solicitada entre 2 e 8 de julho na página do concurso, por pessoas com os seguintes perfis:
- Ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
- Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
- Ser ou ter sido bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC);
- Comprovar ser ou ter sido financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do MEC.
Para comprovar a condição de doador de medula óssea, o candidato deverá encaminhar, via upload no sistema de inscrição seu documento de identidade com foto e o comprovante da doação, contendo data da coleta de células de medula óssea, data da emissão do documento, assinatura da pessoa responsável pelo órgão emissor e o nome legível e completo da assinante.
A Fundação Getulio Vargas explica que para análise correta da solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição, irá consultar os órgãos federais responsáveis pelo CadÚnico, Prouni, Fies ou o órgão gestor do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), conforme o caso de cada pedido.
As provas do concurso serão realizadas em duas etapas. A prova objetiva será aplicada em 5 de outubro de 2025, das 13h às 16h30, em 228 cidades de todo o país. Já a segunda fase, com prova discursiva, ocorrerá em 7 de dezembro de 2025 para os candidatos aprovados na primeira etapa.
O CPNU 2025 mantém a reserva de vagas: 65% para ampla concorrência, 25% para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência (PCD), 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Haverá também equiparação entre gêneros na convocação para a prova discursiva.
Entre os blocos temáticos disponíveis estão áreas como seguridade social (saúde, assistência e previdência), cultura e educação, ciência e tecnologia, engenharias, administração, desenvolvimento socioeconômico, justiça e defesa, além de cargos de nível intermediário em saúde e regulação.
As vagas estão distribuídas por todo o território nacional, com maior concentração no Distrito Federal, mas também contemplam regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Mais informações podem ser consultadas pelo telefone 0800 591 0452 ou pelo e-mail cpnu2@fgv.br. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial: www.fgv.br.