Hélio Nascimento é e ex-servidor do governo, onde ocupava um cargo comissionado com salário superior a R$ 11 mil.
Hélio Nascimento Júnior, ex-presidente do Partido Progressista (PP) Jovem e ex-servidor do governo do Acre, onde ocupava um cargo comissionado com salário superior a R$ 11 mil, foi preso nessa quinta-feira (10) pela Polícia Federal (PF-AC) na Operação Renitência. Ele é suspeito de integrar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ação resultou na prisão de cinco pessoas e no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão.
As investigações da PF-AC tiveram início a partir de uma prisão em flagrante realizada em dezembro de 2023 e revelaram a existência de um esquema estruturado com ramificações em diversos estados. Segundo a corporação, a quadrilha importava cocaína do Peru e da Bolívia, distribuindo a droga para outros estados brasileiros, especialmente Santa Catarina.
Após a prisão de Hélio Júnior, a governadora em exercício do Acre, Mailza Assis, determinou sua exoneração imediata do cargo de assessor no Grupo de Chefia, Assistência e Assessoramento. Ele havia sido nomeado em janeiro de 2023, mesmo ano em que as investigações começaram.
Com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), a PF-AC mobilizou 80 agentes para cumprir 12 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão em diversas localidades.
Em Brasiléia, cidade na fronteira com a Bolívia, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e dois de prisão. Na cidade de Assis Brasil, na fronteira com o Peru, outros quatro mandados de busca e um de prisão foram executados. Na capital, Rio Branco, a polícia cumpriu cinco mandados de busca e dois de prisão. Em Santa Catarina, nas cidades de Palhoça e São José, houve mais duas buscas.
Os presos podem responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, além de outros crimes que possam surgir no decorrer das investigações. Até o momento, a defesa de Hélio Júnior não se manifestou.