INFORMAÇÃO QUE NAVEGA COM VOCÊ

Com dois prêmios, “O Agente Secreto” brilha em Cannes e reafirma prestígio internacional do cinema brasileiro

Filme de Kleber Mendonça Filho e atuação de Wagner Moura conquistam jurados e projetam Brasil para o Oscar 2026.

O cinema brasileiro voltou a se destacar no Festival de Cannes. Neste sábado (24), Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Direção por “O Agente Secreto”, enquanto Wagner Moura foi consagrado como Melhor Ator por sua atuação como Marcelo, protagonista do longa.

As premiações reforçam o protagonismo do Brasil no cenário internacional, apontando para uma possível nova indicação ao Oscar em 2026.

Ambientado no Brasil de 1977, O Agente Secreto acompanha Marcelo, um professor de 40 anos especializado em tecnologia que deixa a agitada São Paulo e retorna a Recife. Em busca de uma nova vida e tentando escapar de um passado violento e misterioso, ele se depara com segredos e perigos em sua cidade natal.

O elenco reúne ainda nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes.

Em fevereiro, o Festival de Cannes já havia anunciado o Brasil como País de Honra da edição de 2025. A iniciativa do Marché du Film — o mercado de filmes do festival — homenageia anualmente uma nação por suas contribuições à indústria cinematográfica global. O Brasil é o quarto país a receber o título, que já foi concedido à Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).

banner-ela-pode-tjac