Circuito “Seiva de Portas Abertas” leva cinema amazônico gratuito a público de Rio Branco

Iniciativa reúne exibições, oficinas e shows para valorizar narrativas regionais e estimular debates culturais.

De junho a agosto, o público de Rio Branco terá a oportunidade de mergulhar em narrativas que celebram a diversidade cultural, social e artística da Amazônia. A Seiva Colab Amazônica, base coletiva formada pelas produtoras Breu Filmes, Celestina Produções e Palmácea Filmes, realiza o circuito “Seiva de Portas Abertas”, uma jornada de exibições gratuitas em três cineclubes temáticos com curadorias especiais.

A abertura acontece neste fim de semana, dias 28 e 29 de junho, com sessões de filmes, oficinas e shows no espaço Seiva Colab, localizado na Rua Francisco Neri, 255, bairro Vila Ivonete. A programação começa neste sábado, a partir das 18h, e no domingo, a partir das 16h30.

O circuito propõe uma imersão em cinematografias que exploram narrativas regionais, questões de gênero, saberes tradicionais e linguagens inovadoras, divididas entre três cineclubes:

Cine Breu: Focado na identidade amazônica, exibe produções que refletem as raízes culturais, as transformações do território e os saberes locais.

Cine Carapanã: Com olhar voltado aos povos originários e às pautas feministas, destaca filmes que amplificam vozes indígenas e femininas, discutindo resistência, afetos e protagonismo.

Cine Seiva: Dedicado à animação, traz obras que reinventam técnicas e narrativas, valorizando a produção independente e experimental.

“A ideia é abrir portas, literalmente, para que mais pessoas conheçam e debatam o cinema produzido na região. Queremos fortalecer o acesso ao audiovisual amazônico e promover conversas necessárias por meio da arte”, destaca a organização.

A programação de abertura conta com títulos como Cine Biriba, de Aurélia Hubner, O Rio Negro são as pessoas, de Juliana Barros e João Tezza Neto, além de animações como Lulina e a Lua (2023), de Alois Di Leo e Marcos Vinícius Vasconcelos. Haverá ainda oficinas artísticas e apresentações musicais, como o show “Mângala” com Eliza Byl e Daniel Ruiz.

Toda a programação é gratuita, com classificação indicativa variada de acordo com cada sessão. Informações detalhadas podem ser conferidas nas redes sociais da Seiva Colab Amazônica.

Serviço

Circuito “Seiva de Portas Abertas”

Abertura:

📅 28/06 (sábado)

  • Cine Breu: Exibição dos filmes Cine Biriba (dir. Aurélia Hubner) e O Rio Negro são as pessoas (dir. Juliana Barros e João Tezza Neto)
  • Show “Mângala” com Eliza Byl e Daniel Ruiz

📅 29/06 (domingo)

  • Cine Seiva: Exibição do filme Lulina e a Lua (2023), dir. Alois Di Leo e Marcos Vinícius Vasconcelos
  • Oficina Reciclando Olhares com Marina Bylaardt
  • Cine Carapanã: Exibição dos filmes Mymba Guata e Resiliência (dir. Manoela Rabinovitch)
  • Oficina artística para crianças com Marina Bylaardt

📍 Local: Rua Francisco Neri, 255 – Vila Ivonete
Horários: Sábado a partir das 18h | Domingo a partir das 16h30

Realização: Seiva Colab Amazônica (Breu Filmes, Celestina Produções e Palmácea Filmes)

banner-ela-pode-tjac