Evento vai até domingo (29) com concursos, apresentações de quadrilhas, espaço infantil e 60 barracas de comidas típicas no Calçadão da Gameleira.
O Arraial Cultural 2025 começa nesta terça-feira (24), no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. O evento, considerado um dos mais tradicionais do ciclo junino no Acre, segue até domingo (29), com uma programação que mistura apresentações culturais, concurso de quadrilhas, gastronomia típica e espaço dedicado ao público infantil.
A abertura da programação terá o Concurso da Realeza Junina e da Rainha da Diversidade, movimentando a primeira noite do arraial. Na sequência, o público acompanha apresentações de quatro grupos de quadrilhas juninas, vindos de diferentes municípios do estado.
A iniciativa, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e a Associação Comercial do Acre (Acisa), também reforça o apoio ao empreendedorismo local. Ao todo, 60 barracas foram montadas para a venda de alimentos e artesanato, além da tradicional barraca do bingo.

De acordo com o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, a expectativa é que o evento supere o volume de vendas da edição passada, que movimentou cerca de R$ 300 mil. “Além das inscrições e sorteios para os espaços de venda, os empreendedores passaram por capacitações para atender melhor o público. Convidamos todos a prestigiar a cultura, a gastronomia e a alegria do nosso povo”, afirmou.
Além da área de alimentação, o arraial também terá um espaço dedicado ao público infantil, com brincadeiras típicas do período junino, como destacou a diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente.
Outro destaque é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que este ano conta com um número maior de grupos inscritos e aumento no valor das premiações. Segundo o presidente da FEM, Minoru Kinpara, a proposta é promover um evento inclusivo e acessível, seguindo orientações do governo estadual. “Preparamos o Arraial com muito carinho, pensando na inclusão, acessibilidade, sustentabilidade e segurança para todas as famílias”, disse.

Programação das apresentações das Quadrilhas Juninas:
Terça-feira (24/6) – Abertura do Arraial e Concurso de Quadrilhas
19h – Concurso da Realeza Junina (Casal Junino Mirim, Casal Junino e Rainha da Diversidade)
20h – Matutos na Roça (Rio Branco)
21h – Arriba Saia (Brasileia)
22h – Farofa de Capeta (Sena Madureira)
23h – Escova Elétrica (Rio Branco)
Quarta-feira (25/6) – Concurso Estadual de Quadrilhas
19h – C.L. na Roça (Rio Branco)
20h – Assanhados na Roça (Rio Branco)
21h – Manguaça (Sena Madureira)
22h – Malucos na Roça (Rio Branco)
Quinta-feira (26/6) – Concurso Estadual de Quadrilhas
19h – Matutos pelo Avesso (Tarauacá)
20h – Tradição Junina (Epitaciolândia)
21h – Explode Coração (Rio Branco)
22h – Forrozeira (Porto Acre)
Sexta-feira (27/6) – Concurso Estadual de Quadrilhas e Apuração
19h – Sassaricano na Roça (Rio Branco)
20h – Grupo Folclórico Maracatu Pé Rachado
21h – Pega-Pega (Rio Branco)
22h – Apuração do Concurso Estadual e Premiação das Realezas
Sábado (28/6) – Noite dos Folguedos
19h – Grupo Folclórico Jabuti Bumbá
21h – Grupo Lambada e Cia – Espetáculo Boi Lunar
Domingo (29/6) – Premiação e Desfile das Campeãs
19h – Entrega da premiação do Concurso Estadual
20h – Apresentação da 3ª colocada
20h45 – Vice-campeã
21h30 – Campeã