Após denúncias de aprovados, governo prorroga prazo para inspeção médica de concurso da Educação no Acre

Candidatos convocados para posse relataram filas de madrugada e risco de exclusão; prazo foi estendido até 26 de dezembro.

O governo do Acre prorrogou até 26 de dezembro o prazo para a realização dos exames admissionais e entrega de documentos dos candidatos aprovados no concurso público da Educação, após denúncias sobre filas de madrugada, demora e limitação nos atendimentos e prazos considerados inviáveis, na Junta Médica Oficial do Estado, em Rio Branco.

Os relatos partiram de candidatos convocados para a etapa de inspeção médica, obrigatória para a posse nos cargos do concurso realizado pelas secretarias de Estado de Administração e de Educação e Cultura. Conforme as denúncias, a limitação do atendimento a 60 senhas por dia útil, aliada à divulgação tardia da lista completa de exames exigidos, levou dezenas de aprovados a passar noites e madrugadas em filas, sem garantia de atendimento.

A situação ganhou repercussão após a divulgação de uma carta aberta assinada por candidatos do concurso, que alertaram para o risco de exclusão de pessoas já aprovadas em todas as etapas, caso o prazo inicial, que se encerraria em 18 de dezembro, fosse mantido.

Em nota conjunta, o governo informou que recebeu os relatos e reconheceu que a alta demanda, somada a atualizações recentes nas orientações sobre os exames admissionais, gerou apreensão e dificuldades para o cumprimento dos prazos.

Para evitar prejuízo aos candidatos, o Executivo anunciou a prorrogação do atendimento na Junta Médica em Rio Branco e da entrega da documentação admissional na Secretaria de Estado de Educação e Cultura até o dia 26 de dezembro.

Na Regional do Juruá, o atendimento da Junta Médica em Cruzeiro do Sul será ampliado de dois para quatro dias, com a justificativa de absorver a demanda restante com mais organização e segurança, além de reduzir filas e ampliar o acesso ao serviço para os candidatos do interior.

O concurso contempla aprovados para diversos cargos da Educação, em áreas como artes, biologia, educação física, física, geografia, história e filosofia, distribuídos em municípios de diferentes regiões do estado. A inspeção médica é uma das etapas finais antes da posse, prevista para ocorrer após a conclusão da entrega de toda a documentação exigida em edital.

Ainda de acordo com o governo, está em fase de implantação um sistema de agendamento online para as próximas convocações, com o objetivo de eliminar a formação de filas presenciais e tornar o processo mais previsível e transparente. As orientações atualizadas sobre prazos e locais de atendimento devem ser publicadas nos canais oficiais.

A nota é assinada pelo secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho de Sousa, pelo secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia da Silva, e pelo secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon.

Confira nota do governo na íntegra:

O governo do Acre informa que recebeu relatos de candidatos convocados para a etapa de exames admissionais e reconhece que a alta demanda, somada a atualizações de orientações nos últimos dias, gerou apreensão e dificuldades no cumprimento dos prazos.

Para garantir que nenhum candidato seja prejudicado, informa que o prazo de atendimento na Junta Médica em Rio Branco e a entrega da documentação admissional na Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) foi estendido até o dia 26 de dezembro.

Na Regional do Juruá, a Junta Médica de Cruzeiro do Sul ampliará o atendimento de dois para quatro dias, a fim de absorver o restante da demanda com mais organização e segurança, reduzindo filas e ampliando o acesso ao serviço.

Ressaltamos que está em fase de implantação um sistema de agendamento online para as próximas convocações, com o objetivo de eliminar a necessidade de filas e tornar o processo mais digno, previsível e transparente.

As orientações atualizadas sobre prazos e atendimento serão publicadas nos canais oficiais, garantindo informação consolidada e acesso igual a todos.

Aberson Carvalho de Sousa
Secretário de Estado de Educação e Cultura

Paulo Roberto Correia da Silva
Secretário de Estado de Administração

Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac