“De Volta Para o Futuro” celebra 40 anos e retorna às telonas com exibição no Cine Araújo, em Rio Branco

Após quatro décadas, o filme que marcou gerações volta aos cinemas em todo o país e também pode ser assistido pelos acreanos no Cine Araújo, em Rio Branco.

Por Paulo Murilo Portela, do Proa

O tempo passou, mas a aventura continua a mesma. O icônico De Volta Para o Futuro (Back to the Future), lançado originalmente em 1985, está de volta às salas de cinema para celebrar 40 anos de sucesso mundial. E os fãs acreanos podem reviver essa viagem no tempo com sessões especiais no Cine Araújo, localizado no Via Verde Shopping, em Rio Branco.

O relançamento integra uma programação comemorativa nacional que acontece entre os dias 5 e 12 de novembro de 2025. A iniciativa oferece ao público a oportunidade de revisitar, ou descobrir pela primeira vez, um dos maiores clássicos da história do cinema.

Dirigido por Robert Zemeckis, o longa acompanha Marty McFly (Michael J. Fox), um adolescente típico dos anos 1980 que, por acidente, viaja à década de 1950 a bordo de um DeLorean transformado em máquina do tempo pelo excêntrico cientista Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd). No passado, Marty conhece seus pais ainda jovens e precisa garantir que eles se apaixonem, para que sua própria existência não desapareça e ele consiga voltar ao futuro.

Misturando humor, aventura e ficção científica de forma inovadora, o filme tornou-se referência no gênero. Além de arrecadar mais de 380 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, recebeu três indicações ao Oscar e conquistou a estatueta de Melhor Edição de Som. O sucesso originou uma franquia com duas continuações lançadas em 1989 e 1990.

O filme De Volta Para o Futuro (Back to the Future) foi lançado originalmente em 1985. Foto: Divulgação

Quatro décadas se passaram, mas o impacto de De Volta Para o Futuro permanece intacto. O relançamento prova que clássicos não envelhecem, apenas ganham novos olhares. A estética dos anos 1980, as previsões futuristas (algumas que se tornaram realidade) e o carisma dos personagens fazem do filme uma experiência que atravessa gerações.

Para os fãs, assistir novamente nas telonas é uma viagem emocional no tempo. Para o público mais jovem, é a chance de compreender por que o filme segue como referência em criatividade, trilha sonora e narrativa cinematográfica.

Sessões no Cine Araújo Rio Branco

O Cine Araújo, no Via Verde Shopping, incluiu o clássico em sua programação especial de relançamento, com exibições dubladas. A sessão é uma oportunidade para os apaixonados por cinema apreciarem a versão restaurada da obra, com imagem e som de alta qualidade, uma forma também de valorizar o circuito exibidor local e o acesso à cultura no Acre.

Os ingressos já estão disponíveis no site e no aplicativo do Cine Araújo. Vale garantir o seu e embarcar nessa viagem inesquecível com Marty e Doc Brown. Afinal, como eles mesmos diriam: “Onde estamos indo, não precisamos de estradas.”

Veja como estão os atores 40 anos depois

Michael J. Fox

O ator, que estreou nas telonas e alcançou sucesso em Hollywood no papel de Marty McFly, foi diagnosticado com Parkinson em 1991, aos 29 anos. Em 2000, ele revelou o diagnóstico publicamente e lançou uma fundação com seu nome para pesquisas sobre a doença. Fox tinha anunciado a aposentadoria há 5 anos, alegando piora na saúde. Mesmo assim, ele foi anunciado no elenco da terceira temporada de “Falando a real”, série estrelada por Harrison Ford e Jason Segel. Este ano, aos 64 anos, lançou um livro de memórias, intitulado “Future boy: back to the future and my journey through the space-time continuum” (Garoto do futuro: de volta para o futuro e minha jornada pelo continuum espaço-tempo, em tradução livre).

Christopher Lloyd

Aos 87 anos, Lloyd continua ativo em Hollywood e nas redes sociais. Além de se tornar conhecido pelo icônico papel de Dr. Emmett Brown, ele também deu vida a outros personagens inesquecíveis, como o Tio Fester em “A família Addams” (1991). Ele retornou ao universo ao interpretar Professor Orloff na segunda temporada de “Wandinha”, lançada neste ano na Netflix. No Instagram, acumula 1,4 milhão de seguidores, com quem compartilha fotos e vídeos do seu dia a dia.

Lea Thompson

Além de ter vivido a mãe de Marty em “De volta para o futuro”, Lea participou de outros sucessos dos anos 1980 e 1990, como “Howard, o super-herói” (1986) e “Dennis, o Pimentinha” (1993). Recentemente, a atriz anunciou nas redes sociais o nascimento da neta, notícia que mobilizou colegas de elenco, como Lloyd, que comentou corações na postagem. A atriz também comemorou os 40 anos do filme, com um vídeo no Instagram. “Obrigada aos melhores fãs do mundo”, escreveu.

Crispin Glover

O ator que viveu o pai de Marty foi alvo de polêmicas recentemente, depois que Michael J. Fox revelou ter vivido uma “relação tensa” com Glover no set de “De volta para o futuro”. Em seu livro de memórias, intitulado “Future Boy”, Fox contou que a tensão com a equipe e o elenco foi tanta que o ator acabou não retornando para as continuações da franquia. Mesmo assim, Glover seguiu com uma carreira bem-sucedida em Hollywood, estrelando em filmes de sucesso, como “Alice no País das Maravilhas” (2010) e “As Panteras” (2000).

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac