Fotos do fotógrafo José Diaz registram passagem do então líder sindical por Rio Branco e Xapuri.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nascido em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), se tornou o primeiro presidente octogenário no exercício do poder Executivo no Brasil. Este é seu terceiro mandato, após ter exercido a mesma função de 2003 a 2006 e de 2007 a 2011.
Ao longo da sua trajetória política, Lula esteve no Acre em diversas ocasiões. O Proa resgatou imagens do acervo histórico do fotógrafo José Diaz que documentou uma dessas passagens, em 1990, quando o então líder sindical e principal nome do Partido dos Trabalhadores (PT) participou de atividades em apoio à candidatura de Jorge Viana ao governo do estado.

As imagens mostram Lula participando de um comício em Rio Branco, ao lado de Jorge Viana e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que iniciava sua trajetória política e ambiental.
Outros registros revelam a presença do presidente em meio à população, abraçando apoiadores, conversando com eleitores e recebendo o carinho de uma criança.

Em um dos momentos mais simbólicos da visita, o então sindicalista foi a Xapuri para prestar homenagem no túmulo do líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes, ao lado de Viana e Marina.
Lula também aparece sendo abraçado por Raimundo Mendes, o “Raimundão”, primo de Chico Mendes e liderança extrativista. O movimento sindical e as pautas ambientais ganhavam força no Acre após o assassinato do ambientalista, em 1988.

Natural de Iñapari, no Peru, e naturalizado brasileiro, José Diaz da Silva, 72 anos, construiu no Acre uma trajetória de mais de três décadas registrando a história do estado por meio da fotografia. Chegou na década de 1980 para trabalhar com o então governador Nabor Júnior e, desde então, fotografou todos os chefes do Executivo acreano.
Embora tenha documentado a política local, Diaz afirma que sua verdadeira paixão está em retratar povos indígenas e ribeirinhos, tema central de seu acervo e marca de sua sensibilidade fotográfica.
📸 Fotos: José Diaz / Acervo J. Diaz


