Exame reúne mais de 760 mil inscritos no país e terá início às 13h, com portões abertos das 11h30 às 12h30, horário de Brasília.
No Acre, os candidatos ao Concurso Nacional Unificado (CNU) farão as provas neste domingo (5) em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o exame reúne mais de 760 mil candidatos em todo o país, que disputam 3.652 vagas em 32 órgãos do serviço público federal.
As provas começam às 13h, no horário de Brasília, tanto para quem concorre a cargos de nível superior, quanto para os de nível intermediário (médio e técnico). Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30. O alerta é especial para candidatos que moram em cidades com fuso horário diferente do oficial.
O local das provas objetivas já está disponível para consulta no cartão de confirmação, que pode ser acessado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso. Basta informar o CPF e a senha da conta gov.br.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda que os inscritos façam essa verificação com antecedência, para evitar atrasos.
O que levar no dia da prova
- Documento oficial de identificação com foto;
- Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de corpo transparente;
- Água e alimentos de consumo rápido, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo.
São considerados documentos oficiais
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares
- Carteiras expedidas por órgãos fiscalizadores de exercício profissional, como ordens e conselhos
- Passaporte brasileiro
- Certificado de reservista
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, tenham validade como identidade
- Carteira de trabalho
- Carteira nacional de habilitação
Documentos que não serão aceitos
- Documentos sem foto
- Certidões de nascimento
- CPF
- Títulos eleitorais
- Carteiras de estudante
- Carteiras funcionais sem valor de identidade
- Identidade infantil
- Documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados
Cartão de confirmação
Apesar de não ser obrigatório, a organização recomenda levar o cartão de confirmação impresso no dia da realização das provas para facilitar a localização.
O documento traz o endereço completo do local de aplicação, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
A organização reforça que só será aceito caneta de tinta preta ou azul, de material transparente. Todos os participantes passarão por vistoria com detector de metais na entrada e saída das salas, além do acesso aos banheiros.
É proibido portar celulares, relógios, fones de ouvido, óculos escuros, chapéus, lápis, borrachas, corretivos e quaisquer objetos não previstos em edital. Esses itens deverão ser entregues aos fiscais e lacrados em envelope individual.