Deputado Edvaldo Magalhães ajudou a viabilizar a inclusão da Comunidade Novo Porto no programa.
O acesso à energia elétrica chegou à Comunidade Novo Porto, em Jordão, no interior do Acre, graças ao Programa Luz Para Todos, do governo federal. Moradores como a agricultora familiar Maria Antônia e seu esposo, José Darimar, passaram a contar com kits solares individuais que transformaram completamente suas rotinas. Na última sexta-feira (8), eles estiveram com o presidente Lula, que conheceu de perto os resultados do programa.
A iniciativa que levou eletricidade à região remota do Rio Muru é resultado da atuação do deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) e do ex-prefeito de Jordão, Elson Farias. Em 2023, eles se reuniram com a direção da Energisa para viabilizar a inclusão da comunidade no programa, que já distribuiu kits solares individuais a 300 moradores, há cerca de um ano.
Maria Antônia relata a transformação que o acesso à energia proporcionou à sua rotina. “A instalação do sistema de placas solares mudou 100% a nossa vida. Podemos usar geladeira, tanque de lavar roupas, freezer e até internet. São duas placas que durante o dia carregam as baterias. Só tenho a agradecer.”
O ex-prefeito Elson Farias destacou a importância da luta política para superar as dificuldades de acesso e infraestrutura enfrentadas pela comunidade.
“O Novo Porto está localizado nas cabeceiras do rio Muru. De Tarauacá, são pelo menos cinco ou seis dias de viagem de barco pequeno para chegar até lá. A inclusão no Luz Para Todos foi uma conquista importante, fruto da insistência do deputado Edvaldo Magalhães. A presença da família de Maria Antônia e Darimar no encontro com o presidente Lula reforça o alcance do programa para os ribeirinhos do Acre.”
Edvaldo Magalhães enfatizou que a visita de Lula ao Acre evidencia a atenção do governo federal às populações mais isoladas.
“O Programa Luz Para Todos, com os kits solares, é uma verdadeira revolução na qualidade de vida das famílias ribeirinhas. O programa avançou muito após um período de estagnação nos governos anteriores. Com a gestão atual, as metas foram ampliadas e o ritmo acelerado. A comunidade Novo Porto é um exemplo claro desse avanço.”