INFORMAÇÃO QUE NAVEGA COM VOCÊ

Acre sedia evento internacional sobre clima e florestas com presença da ministra Marina Silva

Evento reunirá líderes internacionais, especialistas e investidores para discutir a nova economia florestal e promover ações sustentáveis.

O Acre será o centro de um dos maiores debates globais sobre clima e florestas em 2025. De 19 a 23 de maio, a capital Rio Branco receberá a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force), que ocorre no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O evento contará com a presença de cerca de 500 participantes, incluindo representantes de 11 países e mais de 43 estados e províncias, além de especialistas, ambientalistas e investidores.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (16), o governador Gladson Cameli, que assumiu a presidência da GCF Task Force em janeiro deste ano, destacou a importância do encontro. “É uma oportunidade de fomentar o turismo e mostrar nossas potencialidades, e mais ainda, identificar onde o estado precisa avançar na agenda ambiental”, afirmou.

O governador também anunciou a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçando o peso político do evento.

Reunião da Força-Tarefa da GCF ocorreu ano passado, em Pucalpa, no Peru, onde o Acre foi oficialmente anunciado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Com o tema Nova Economia Florestal: Conectando Governos, Povos e Oportunidades”, o encontro discutirá modelos econômicos que unam conservação das florestas tropicais, recuperação de áreas degradadas e geração de renda sustentável.

A programação inclui painéis, oficinas, reuniões bilaterais e visitas técnicas a projetos sustentáveis no Acre, como sistemas agroflorestais, manejo do fogo e iniciativas de REDD+ jurisdicional. Essas atividades visam compartilhar experiências e fortalecer parcerias para a conservação ambiental e o enfrentamento das mudanças climáticas.

A reunião também servirá como preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, no final do ano.

Sobre a Força-Tarefa GCF

A Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force) é uma rede global de governadores e autoridades subnacionais – com a participação de mais de 43 estados e províncias de 11 países – que atuam em conjunto, com o intuito de proteger florestas tropicais, reduzir emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável. A reunião da GCF ocorre anualmente em um local escolhido por meio de votação pelos seus participantes.

Sua principal função é a implementação de políticas e ações regionais locais e globais para alcançar os objetivos propostos. Dentre eles está o combate ao desmatamento, a proteção das florestas e a promoção do desenvolvimento sustentável, impulsionando soluções que beneficiem os seres humanos e o planeta.

As iniciativas da GCF abrangem a construção de programas para REDD+ e desenvolvimento de baixas emissões, além de promover a conexão desses programas com financiamento público e privado.

banner-ela-pode-tjac