Oficinas formativas e seleção para o Festival Varadouro fortalecem a cena autoral no estado.
Artistas e bandas acreanas já podem se inscrever na 2ª edição do projeto Som do Acre, que tem como objetivo mapear, fortalecer e dar visibilidade à produção musical autoral no estado.
As oficinas formativas serão realizadas nos dias 11 e 12 de setembro, em Rio Branco, com a participação de profissionais de destaque na cena musical brasileira. As inscrições estão abertas pelo site rede.florestaativista.org/som.
No primeiro dia, o produtor cultural Edson Natale ministra a oficina “Planejamento e Música: como contar melhor a história da sua carreira musical”.
Em seguida, a cantora e compositora paraense Áila, referência na valorização da Amazônia em sua obra, conduz a atividade “A música das Amazônias: caminhos e oportunidades”.
No dia 12, a programação traz o produtor musical Pena Schmidt, com a oficina “A música no século XXI”, seguida pela especialista em gestão cultural Fernanda Paiva, que apresentará estratégias de construção de marca e fortalecimento de carreiras e negócios na música.

Segundo a produtora cultural e organizadora da ação, Karla Martins, esta edição aproxima ainda mais o projeto do público acreano.
“Os quatro profissionais que vêm da oficina são todos figuras bem importantes da cultura e música brasileira. A Áila, cantora paraense, vem se destacando no cenário nacional trazendo a Amazônia como narrativa principal. A Fernanda Paiva foi responsável pela estratégia global de cultura da Natura. O Edson Natale é músico e produtor destacado na música brasileira. E o Pena Schmidt é uma referência na produção musical, tendo trabalhado com nomes como os Mutantes”, destaca.
Ela lembra ainda a evolução da iniciativa em relação ao primeiro ano. “Na versão do ano passado, a gente deu curso online e levou as bandas para tocar em São Paulo numa Noite Acreana. Na versão deste ano, nós estamos trazendo os profissionais aqui para o Acre e, das bandas que se inscreverem, duas já serão selecionadas para a programação do Festival Varadouro”, explica.
Além da programação formativa, o projeto também selecionará artistas para integrar o line-up da 7ª edição do Festival Varadouro, previsto para dezembro.
O Som do Acre é contemplado pelo Edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com financiamento da Prefeitura de Rio Branco, produção da Eita Pau Produções e realização do Ministério da Cultura.