Robert Prevost é o novo papa: norte-americano adota nome Leão XIV e exalta legado agostiniano

Novo líder da Igreja Católica assume o pontificado após a morte de Francisco e fala sobre fé, unidade e esperança.

A Igreja Católica tem um novo pontífice: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o 267º sucessor de São Pedro, adotando o nome de Papa Leão XIV. A eleição histórica marca a primeira vez que um norte-americano assume o comando da Igreja Católica.

A fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília), sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave haviam chegado a um consenso após quatro rodadas de votação. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, que proclamou o tradicional “Habemus Papam” da sacada central da Basílica de São Pedro, revelando o nome do novo papa.

Após aceitar sua eleição, Papa Leão XIV dirigiu-se à chamada “Sala das Lágrimas”, onde vestiu as vestes papais com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli. Em seguida, apareceu na sacada para saudar os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, concedendo sua primeira bênção como pontífice.

“A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês”, disse Leão, em sua primeira saudação. “Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá.”

Ele usou o início de seu discurso para homenagear seu antecessor, papa Francisco, a quem agradeceu. Ele diz que quer “prosseguir com a bênção” do argentino. “Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano”, afirmou, indicando um possível caminho para seu papado.

A eleição de Papa Leão XIV ocorre em um momento de grandes desafios para a Igreja Católica, que enfrenta questões internas e externas, incluindo debates sobre temas sociais e morais, além de tensões geopolíticas globais. Espera-se que o novo papa traga uma perspectiva renovada para a liderança da Igreja, guiando os 1,4 bilhão de católicos ao redor do mundo.

A escolha do nome “Leão XIV” remete a uma tradição papal que evoca força e liderança, sendo uma referência a papas anteriores que adotaram o nome Leão, conhecidos por sua firmeza e influência na história da Igreja.

Com a eleição de Papa Leão XIV, a Igreja Católica inicia um novo capítulo em sua história milenar, sob a liderança de um pontífice que traz consigo a experiência pastoral e administrativa adquirida ao longo de sua trajetória eclesiástica nos Estados Unidos.

banner-ela-pode-tjac