INFORMAÇÃO QUE NAVEGA COM VOCÊ

Quadrilheiros ocupam Câmara Municipal e cobram investimentos no circuito junino de Rio Branco

Presidente da Liga de Quadrilhas diz que o incentivo do poder público é fundamental para a valorização da cultura popular.

Na manhã desta terça-feira (15), representantes de quadrilhas juninas ocuparam a galeria da Câmara Municipal de Rio Branco para cobrar maior apoio da Prefeitura ao calendário junino da capital. Os manifestantes denunciam a falta de investimento nos festejos, tradicionalmente realizados no mês de junho.

Francilene dos Santos, presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, criticou declarações do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que teria afirmado não haver viabilidade financeira para a promoção do circuito junino este ano. Segundo ela, o incentivo do poder público é fundamental para a valorização da cultura popular.

“O prefeito alegou que o município está sem dinheiro para realizar a temporada junina, que, para nós, é de extrema importância. Já não contamos com fomento cultural suficiente e, sem a participação da Prefeitura, tudo fica ainda mais difícil”, disse.

Ainda de acordo com Francilene, o impacto vai além da cultura, refletindo também na economia local. “Viemos sensibilizar os vereadores sobre a importância do movimento junino. O que a gente leva para os bairros, os arraiais nas comunidades e o concurso é um giro e tanto na economia. A ausência do concurso junino deixará muito a desejar”, concluiu.

A Fundação Garibaldi Brasil (FGB) se pronunciou sobre as críticas, afirmando que a Prefeitura tem buscado apoiar os festejos com suporte logístico, pontuando que o repasse financeiro nunca foi uma política adotada pela administração municipal.

banner-ela-pode-tjac