Protesto de servidores da educação bloqueia rua em frente à Câmara de Rio Branco

Categoria cobra recomposição inflacionária e acusa Prefeitura de ignorar negociações há meses.

Servidores da educação municipal de Rio Branco bloquearam a Rua Hugo Carneiro, na manhã desta terça-feira (27), em um protesto em frente à Câmara de Vereadores. A manifestação reuniu professores, mediadores, merendeiros e outros profissionais da rede pública, que cobram da Prefeitura o reajuste salarial da categoria.

A principal reivindicação, segundo os manifestantes, é a recomposição inflacionária dos salários, uma demanda que, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), vem sendo ignorada pela gestão municipal.

“Esse é um reajuste que está sendo negociado há alguns meses. A Prefeitura simplesmente não ouve”, afirmou Rosana Nascimento, presidente do Sinteac. Ela destacou que os profissionais já haviam protestado em frente à sede do Executivo na semana passada, e que o ato desta terça é parte da continuidade da mobilização.

Servidores da educação bloqueiam a Rua Hugo Carneiro em frente à Câmara de Rio Branco durante protesto por reajuste salarial. Foto: Paulo Murilo/Proa

Rosana também fez questão de esclarecer que o pedido da categoria não se trata de um aumento, mas de uma correção nos vencimentos para compensar a perda inflacionária acumulada ao longo dos anos. “Eles não estão pedindo aumento, estão pedindo um reajuste, uma correção monetária do valor que, todo ano, fica defasado”, explicou.

Durante o protesto, a sindicalista fez um apelo direto aos vereadores, pedindo que se envolvam na mediação do impasse e se sensibilizem com a situação enfrentada pelos profissionais da educação. Até o fechamento desta matéria, não havia posicionamento oficial da Prefeitura ou da Câmara Municipal sobre o protesto.

banner-ela-pode-tjac