Prefeitura de Rio Branco vai gastar quase R$ 800 mil em apresentação natalina com 600 drones

O espetáculo, com duração estimada entre 12 e 15 minutos, integra a programação do Natal Iluminado; Vereador critica gasto e anuncia medidas no Ministério Público e no Tribunal de Contas.

A Prefeitura de Rio Branco vai gastar R$ 747.666,67 em uma apresentação de Natal composta por 600 drones. O espetáculo, com duração estimada entre doze e quinze minutos, integra a programação do Natal Iluminado, evento que está previsto para o dia 6 de dezembro, na Praça da Revolução, no Centro da cidade.

O resultado do pregão eletrônico foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 18 de novembro. A empresa Estrutend Estruturas para Eventos LTDA venceu a disputa e assumiu a responsabilidade pelo show aéreo cênico e luminotécnico. A contratação foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra).

De acordo com o edital, os drones devem produzir pelo menos dez formações visuais distintas, incluindo imagens e mensagens alinhadas ao tema natalino. A justificativa técnica para a exigência de 600 drones aponta que quantidades inferiores comprometeriam a nitidez das figuras e a clareza das mensagens exibidas no céu.

O documento sustenta que a quantidade de equipamentos garante “maior resolução visual das imagens aéreas, visíveis a longas distâncias” e permite “grande número de formações gráficas simultâneas, possibilitando sobreposições e movimentos mais dinâmicos”, além de assegurar “clareza na transmissão de mensagens escritas”.

Críticas

O anúncio do espetáculo provocou reação imediata na Câmara Municipal. O vereador André Kamai (PT) classificou o gasto como incompatível com as necessidades do município. “Hoje eu me deparei, assim como muitas pessoas, com a notícia de que o prefeito de Rio Branco quer contratar um show de drones lá na praça no dia do Natal para as pessoas assistirem. Esse show deve durar aí uma hora mais ou menos, mas ele vai custar cerca de 800 mil reais”, afirmou Kamai, em vídeo divulgado numa rede social.

O parlamentar mencionou dificuldades enfrentadas em diversas áreas da cidade. “Eu e vocês andamos nessa cidade. Nós sabemos a realidade de cada bairro e de cada comunidade de Rio Branco. A gente tem problemas de infraestrutura nos bairros muito graves. Eu fui numas ruas lá do bairro Chico Mendes essa semana, que o carro da prefeitura que transporta os cadeirantes não consegue entrar, de tão destruída que está a rua”, disse.

Ele citou ainda falta de água em várias regiões, ausência de medicamentos básicos nas unidades de saúde e problemas na merenda escolar. “Não tem proteína, não tem merenda nas escolas. As crianças receberam o fardamento já no segundo semestre”, afirmou.

O transporte coletivo também entrou na lista de críticas. “Quem anda de ônibus sabe do que eu estou falando. São sucatas, verdadeiras sucatas andando pelas ruas, quebrando, soltando o eixo, soltando fumaça, colocando a vida das pessoas em risco.”

Kamai defendeu que os recursos deveriam ser direcionados a demandas consideradas urgentes. “Tudo isso são problemas reais da cidade de Rio Branco e que precisam de investimento para serem resolvidos. Mas em vez de pegar o dinheiro para resolver esses problemas, o prefeito prefere decorar a cidade para o Natal, fazer uma casinha de papai noel de madeira de 320 mil reais e agora fazer um show de drone de quase um milhão de reais.”

O vereador anunciou que tomará medidas formais para tentar barrar o contrato. “Eu vou tomar todas as providências jurídicas necessárias para evitar que o prefeito faça essa despesa desnecessária. Eu vou entrar no Ministério Público com uma representação, eu vou entrar com uma representação no Tribunal de Contas e tomar medidas legislativas, se forem possíveis, para assustar e impedir que esse contrato aconteça.”

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac