Oswaldo D’Albuquerque é nomeado procurador-geral de Justiça do MPAC

Escolhido após liderar a votação interna, procurador volta ao comando da instituição após dois mandatos anteriores.

O procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto foi nomeado procurador-geral do Ministério Público do Acre (MPAC) para o biênio 2026 a 2028. A decisão do governador Gladson Camelí foi publicada em edição extra do Diário Oficial, na última sexta-feira (21). Ele assume o posto ocupado por Danilo Lovisaro do Nascimento.

A escolha ocorreu três dias após a votação interna que definiu a lista tríplice enviada ao governo estadual. Oswaldo D’Albuquerque recebeu 49 votos e liderou a disputa. A relação também incluía a promotora Marcela Cristina Ozório e o procurador Álvaro Luiz Pereira.

O próximo chefe do MP acreano já exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça do órgão em dois mandatos consecutivos, nos biênios 2014–2016 e 2016–2018. Foi também corregedor-geral da instituição no biênio 2003–2005.

No âmbito nacional, cumpriu dois mandatos como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), onde também ocupou os cargos de corregedor nacional e ouvidor nacional.

Oswaldo D’Albuquerque tem 55 anos. Ingressou no Ministério Público em 1994 e iniciou a carreira na cidade de Brasiléia. Atuou como promotor especializado de defesa do Patrimônio Público.

Natural de Cruzeiro do Sul, o procurador é graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), é mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes e MBA em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac