Ônibus perde eixo traseiro enquanto trafegava com passageiros em Rio Branco dias após apresentar falhas

Veículo da linha Belo Jardim II, da empresa Ricco Transportes, já havia emitido fumaça e assustado passageiros na semana passada.

O ônibus 1923 da empresa Ricco Transportes, que fazia a linha Belo Jardim II, perdeu todo o eixo traseiro enquanto trafegava pela Via Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco, na manhã desta terça-feira (4). O veículo seguia no sentido Centro/bairro e transportava passageiros no momento do ocorrido.

O incidente provocou pânico entre os usuários, que relataram o susto e a sensação de insegurança. Em um vídeo feito por um morador que passava logo após o acidente, é possível ver pessoas indignadas e uma mulher consolando a filha, ainda em prantos. A gravação se espalhou rapidamente pelas redes sociais, acompanhada de críticas à precariedade do sistema de transporte da capital acreana.

O mesmo ônibus já havia apresentado problemas mecânicos na semana passada. Na última quarta-feira (29), o veículo foi tomado por uma intensa fumaça no Terminal Urbano, no Centro da cidade, assustando passageiros que saíram correndo, pensando se tratar de um incêndio.

Na ocasião, a Superintendência de Trânsito de Rio Branco (RBTrans), informou que não houve incêndio, e a fumaça foi causada por uma falha na mangueira do compressor de ar do veículo. Em alguns casos, conforme o órgão, essa falha pode levar a um aquecimento do sistema, ocasionando a fumaça.

Após o novo incidente, o líder da Prefeitura na Câmara Municipal, vereador Márcio Mustafá (PSDB), comentou o caso durante a sessão desta terça-feira (4). Ele reconheceu a precariedade do serviço e afirmou que o processo de licitação do sistema de transporte coletivo está em fase final de análise pela Comissão Permanente de Licitação (CPL).

“Estive na semana passada com o chefe da Casa Civil, Valtim José, para tratar da licitação que vai rodar. Já está nos trâmites, faltando apenas alguns ajustes, como o termo de referência, mas vai rodar, essa licitação vai sair este ano ainda”, declarou Mustafá.

O parlamentar admitiu que a operação emergencial da Ricco já ultrapassou o prazo aceitável e que a demora na conclusão do processo causa insatisfação entre os moradores de Rio Branco, que aguardam a nova licitação há quase três anos.

“Realmente é verdade, mas é o trâmite da Prefeitura, temos que aguardar. A empresa presta um péssimo serviço e está colocando em risco, inclusive, a vida da população. A gente entende isso, mas estamos mantendo tudo dentro das quatro linhas. A Casa Civil já garantiu que a licitação vai sair, e agora o que esperamos é que realmente aconteça”, concluiu o vereador.

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac