No Acre, projeto promove o reencontro de mães que estão no sistema prisional com seus filhos

Projeto Abraçando Filhos promoveu, em Rio Branco, o reencontro de 20 mulheres em regime fechado com seus filhos; iniciativa busca fortalecer vínculos familiares.

Em uma manhã marcada pela emoção, 20 mulheres privadas de liberdade reencontraram seus filhos durante mais uma edição do projeto “Abraçando Filhos”, realizada nesta segunda-feira (19), na sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em Rio Branco. A iniciativa, promovida pelo TJAC em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e promover o contato afetivo entre mães em cumprimento de pena e seus filhos.

A ação contemplou mulheres da Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco, que puderam abraçar e passar um tempo com os filhos, muitos deles vindos do interior do estado. Foi o caso da pequena G. C., de Xapuri, que aguardava ansiosa pelo abraço da mãe, A. C. L., que cumpre pena há quase oito anos.

“Durante esse tempo todinho eu consegui ver cada um [dos filhos] duas vezes, e sempre separados. Mas hoje eu estou conseguindo ver os dois juntos, graças a Deus”, desabafou a detenta, emocionada após o reencontro.

Mães que cumprem pena na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco reencontram filhos durante projeto Abraçando Filhos. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A ação ganhou um significado ainda mais especial por ter sido realizada no mês em que se comemora o Dia das Mães. A desembargadora Regina Ferrari destacou a importância de iniciativas que aproximem as famílias, especialmente aquelas separadas pela realidade do sistema prisional.

“Conseguimos trazer crianças do interior e queremos ampliar esse fluxo. Amor de mãe é insubstituível”, disse.

O diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício, enfatizou o impacto positivo do projeto. “Ele fortalece os laços familiares daquelas mulheres que não têm essas visitas de forma rotineira na unidade prisional”. Ele também agradeceu às prefeituras de Capixaba, Plácido de Castro e Xapuri, que colaboraram com o transporte das famílias para o evento.

banner-ela-pode-tjac