Marina Silva é reconhecida pela Forbes como líder global em sustentabilidade

Ministra do Meio Ambiente é a única brasileira na lista 2025 da publicação, que destaca líderes que impulsionam uma economia justa e sustentável.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, entrou para a lista de Líderes em Sustentabilidade da Forbes 2025, divulgada nesta quinta-feira (18). A publicação homenageia 50 personalidades globais que “estão ditando o ritmo para uma economia justa e sustentável, definindo o que significa liderança climática nos dias de hoje”. Marina é a única brasileira entre os destaques.

Segundo a revista, a ministra se sobressaiu pelo combate ao desmatamento e pelo fortalecimento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Dados de satélite de seu primeiro ano no cargo, em 2023, mostram que o desmatamento na Amazônia caiu 31% em relação ao ano anterior — a menor taxa anual em nove anos — e 25% no Cerrado, o segundo maior bioma do país. O Ibama intensificou a fiscalização de pecuaristas e caçadores ilegais, retomou áreas desmatadas irregularmente, aumentou operações de campo e expandiu o monitoramento remoto.

Em suas redes sociais, Marina Silva afirmou receber o reconhecimento “com muita alegria e senso de responsabilidade” e ressaltou que se trata de um mérito coletivo. “Tenho plena consciência de que essa honrosa menção ao meu nome não é fruto de um trabalho individual, e sim de um esforço coletivo e do compromisso do Presidente Lula com a implementação da diretriz de política ambiental transversal que temos buscado consolidar em nosso País”, escreveu.

A ministra destacou ainda a importância de órgãos federais e da sociedade civil na proteção das florestas e reafirmou o compromisso do governo brasileiro com a meta de zerar o desmatamento até 2030.

Entre os 50 líderes globais destacados pela Forbes, estão nomes como Anousheh Ansari, CEO da XPRIZE Foundation (EUA); Damilola Ogunbiyi, representante especial do Secretário-Geral da ONU para Energia Sustentável (Reino Unido); Wanjira Mathai, diretora do World Resources Institute (Quênia); e Sumant Sinha, fundador da ReNew (Índia).

Os homenageados foram escolhidos com orientação de jurados renomados, incluindo Laurene Powell Jobs, Jane Fonda e Tom Steyer, que ressalta. “Quando a escolha sustentável também é a escolha inteligente, o futuro se torna óbvio. O que resta é a coragem para realizá-la”.

Marina Silva acumula décadas de atuação na defesa do meio ambiente e dos povos originários. Desde 2023, à frente do Ministério do Meio Ambiente, a ministra implementou estratégias que reduziram o desmatamento e reforçaram a atuação do Ibama com mais helicópteros, monitoramento remoto e operações em campo.

Seu trabalho também inclui combate ao garimpo ilegal e aos incêndios florestais, consolidando sua posição como referência internacional em políticas de preservação ambiental.

banner-ela-pode-tjac