Presidente deve detalhar recursos para infraestrutura, habitação e agricultura familiar; Kamai destaca novo ciclo de desenvolvimento no estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda no Acre nesta sexta-feira (8), em sua primeira visita ao estado desde o início do terceiro mandato, segundo confirmação feita pelo vereador de Rio Branco e presidente regional do PT no estado, André Kamai.
A programação inclui anúncios de novos investimentos federais nas áreas de infraestrutura, habitação, agricultura familiar e desenvolvimento econômico com foco na bioeconomia e nas exportações.
“Além de tudo o que já foi feito — como a recuperação da BR-364, a manutenção da BR-317, obras de habitação popular, Plano Safra, PAA — o presidente Lula vem anunciar novos investimentos que vão beneficiar diretamente a população acreana”, afirmou Kamai.
A vinda de Lula está sendo articulada pelo presidente da ApexBrasil e ex-governador, Jorge Viana, que informou que a cerimônia principal ocorrerá na sede da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), no Parque Industrial do Segundo Distrito de Rio Branco.
“É um momento estratégico para o Acre. Vamos anunciar o lançamento dos programas Acredita e Acredita Exportação, que viabilizam crédito e apoiam empresas que querem exportar, devolvendo inclusive os impostos pagos nas vendas internacionais”, informou Viana.
A visita também reforça a presença política do presidente na região Norte, mesmo sem o respaldo eleitoral obtido em outras partes do país. “Nem o presidente entende por que não tem o reconhecimento eleitoral no Acre. Mas o mais importante é que ele nunca deixou de cuidar do nosso povo”, disse Kamai, ressaltando que as principais transformações estruturais do estado ocorreram em gestões petistas.

O parlamentar destacou ainda os esforços do governo federal para recuperar a malha viária do estado, especialmente a BR-364, que, segundo ele, foi “completamente abandonada durante o governo anterior”. A rodovia é um dos principais eixos de integração do Acre e vem passando por obras de reconstrução e ampliação.
Além da agenda oficial, a presença de Lula no estado tem peso simbólico e partidário. Recentemente empossado como presidente regional do PT, Kamai afirmou que a visita ocorre num momento de reorganização do partido no Acre. Ele revelou que Lula tem cobrado maior protagonismo das lideranças petistas nos estados onde o partido ainda não se consolidou eleitoralmente.
“O presidente me deu essa tarefa e eu vou cumpri-la. Vamos montar chapa de deputado estadual, chapa de deputado federal, buscar uma aliança ampla e tentar eleger um senador, deputados e ampliar nossa base”, declarou.
Para Kamai, os anúncios que serão feitos por Lula nesta sexta representam mais do que investimentos pontuais: sinalizam um novo ciclo de desenvolvimento para o estado. “É hora de reconhecer quem trabalha, quem investe e quem cuida do nosso povo. Lula é esse presidente. E é nossa missão como partido estar à altura desse projeto de país.”
A agenda presidencial deve ocorrer em Rio Branco. O itinerário será confirmado nas próximas horas, depois que as lideranças do partido definirem os últimos ajustes.
Após cumprir sua agenda no Acre, Lula seguirá para Rondônia.