Horto Florestal recebe programação sobre educação ambiental e observação de aves

Clube de Observação de Aves do Acre e Prefeitura promovem atividade aberta ao público, neste domingo (25), em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro.

Em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, o Clube de Observação de Aves do Acre e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) promovem, neste domingo (25), duas palestras abertas ao público no auditório do Horto Florestal, a partir das 9h, com foco na conservação da biodiversidade e na aproximação da população com a natureza por meio da observação de aves.

O encontro contará com a participação do biólogo Ricardo Plácido, um dos fundadores do clube, e do músico e educador ambiental Deivid de Menezes. Ambos apresentarão trabalhos que conectam pesquisa científica, engajamento social e conservação da natureza em diferentes regiões do estado.

O biólogo Ricardo Plácido, fundador do Clube de Observação de Aves do Acre, apresenta registros inéditos e pesquisas realizadas no interior do estado durante evento no Horto Florestal.

Ricardo Plácido abordará duas histórias recentes que ganharam destaque no cenário da ornitologia amazônica. Uma delas envolve registros audiovisuais inéditos do tovacuçu-xodó, Grallaria eludens, espécie rara e de difícil observação na floresta. Após anos de tentativas no Parque Estadual Chandless, na região do Purus, o pesquisador conseguiu documentar a ave com apoio de moradores locais.

“Levei sete anos para conseguir fazer esses registros. É uma espécie muito difícil de ser visualizada por usa habilidade de se esconder entre as árvores e arbustos da região”, relata Ricardo Plácido.

Tovacuçu-xodó (Grallaria eludens) Foto Ricardo Plácido

O biólogo também integrou a equipe que descreveu uma nova espécie para a ciência, sururina-da-serra, cientificamente nomeado Tinamus resonans, ave da família dos inhambus endêmica do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Vale do Juruá, restrita a áreas entre 300 e 500 metros de altitude. A pesquisa contou ainda com Luís Morais, Marco Crozariol, Fernando Godoy e Marcos Raposo e teve repercussão internacional, ampliando a visibilidade da unidade de conservação que abriga outras espécies exclusivas, como a choca-do-acre (Thamnophilus divisorius).

Sururina-da-serra (Tinamus resonan). Foto: Luís Morais

Já em Rio Branco, Deivid de Menezes transformou a observação de aves em ferramenta educativa ao criar o projeto Aves do Horto Florestal. A iniciativa utiliza uma plataforma de ciência cidadã para reunir registros feitos por frequentadores da área verde urbana. Em julho de 2025, a proposta ganhou estrutura e passou a organizar dados sobre a avifauna local.

Hoje, a página do projeto reúne mais de 760 observações feitas por 20 participantes, com uma lista de 120 espécies, entre elas migratórias como o sanhaço-vermelho (Piranga rubra), também conhecido como sanhaço-de-fogo-migrador.

Deivid de Menezes, músico e educador ambiental, criador do projeto Aves do Horto Florestal. Foto: Arquivo Pessoal

“A partir dos registros que comecei a fazer no horto florestal vi a necessidade de ter isso organizado e disponível para outras pessoas acessarem, e ao mesmo tempo oportunizar que qualquer interessado pudesse contribuir com suas observações visando aumentar o número de espécies catalogadas. Desde setembro tivemos um aumento significativo nos registros, saltando de 80 para 120 espécies o que mostra a importância da ciência cidadã no monitoramento da avifauna local e na geração de dados e informações para finalidades diversas, como a educação ambiental”, ressalta Deivid de Menezes.

Quem quiser conhecer o projeto pode acessar a página na plataforma iNaturalist.

Comunidade que cresce no estado

Criado em 2024, o Clube de Observação de Aves do Acre mantém hoje dois grupos no WhatsApp, um em Rio Branco e outro no Vale do Juruá, que juntos reúnem mais de 100 integrantes.

Nos espaços virtuais circulam informações sobre espécies, dicas de campo e convites para as chamadas passarinhadas, saídas organizadas para observar e registrar aves na natureza.

Interessados em participar dos grupos podem ingressar pelos seguintes endereços:

Rio Branco https://chat.whatsapp.com/CWmmHY4V9FELkjMnjoMoWE
Vale do Juruá https://chat.whatsapp.com/LShSwfIlknuBtBN2WfhIuH

Serviço

Evento: palestras em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental

Data: domingo, 25 de janeiro

Horário: 9h

Local: auditório do Horto Florestal, Rio Branco

Entrada: gratuita e aberta ao público

Publicidade
banner docs epop bari 01