Giro Cultural pelo Acre leva maratona artística a Cruzeiro do Sul com atrações locais e da capital neste sábado

Evento reúne artistas do Vale do Juruá e da capital em mais de oito horas de apresentações gratuitas na sede da AABB.

O Giro Cultural pelo Acre desembarca em Cruzeiro do Sul neste sábado (22) com mais de oito horas de apresentações gratuitas reunindo artistas do Vale do Juruá e da capital, Rio Branco.

A programação começa às 18h na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e inclui shows, dança, capoeira, DJs, grafitti, artesanato e outras manifestações culturais que devem movimentar a segunda maior cidade do estado.

A iniciativa é idealizada pela Associação dos Músicos e Produtores Independentes do Acre (Amupac) e financiada pelo governo do Estado por meio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), gerido pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

O presidente da Amupac e organizador do evento, Isleudo Portela, afirma que a curadoria buscou refletir a amplitude da produção artística do estado.

“Além das bandas de rock, teremos música popular brasileira, brega, sertanejo e blues. Estamos preparando um grande espetáculo para o público de Cruzeiro do Sul, incluindo um grupo de boi-bumbá da região, para mostrar o melhor da nossa cultura, respeitando todos os segmentos”, diz.

Entre as atrações confirmadas está a guitarrada, gênero instrumental originado no Pará e marcado pela fusão de referências amazônicas com ritmos latino-americanos como cúmbia, merengue e mambo.

Em Cruzeiro do Sul, o estilo ganhou força com o músico e professor Clerton Gaspar de Souza, que há mais de duas décadas atua na cena local. Ele explica que o interesse pelo gênero tem crescido na região.

“Há cerca de dez anos tenho me dedicado ao estudo dos ritmos que compõem a guitarrada, e o público gosta muito. Estamos felizes em participar desse grande evento e em ver as políticas públicas chegando até nós, que estamos tão distantes da capital. O governo do Estado, por meio da FEM, tem dado aos nossos artistas a oportunidade de mostrar seu talento”, afirma.

as atrações confirmadas estão as bandas Swing da Mata, Sons of Oblivion, Lobos do Vale, Guitarrada Acreana, Quase Capital, Caro John, Nego Vei, Fernando Cavalcante, Vanete Lima, Grupo Ginga Cruzeiro do Sul, Manoelzinho do Acre, além de Pia Vila e Machine Blues como participações especiais.

Somente este ano, o Funcultura destinou R$ 2,4 milhões a cinco linhas de fomento: Arte e Patrimônio; Fortalecimento dos Povos Originários; Prêmio Mestres da Cultura; Entidades Representativas; e Iniciantes.

Com informações da Agência de Notícia do Acre.

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac