Forças de segurança pública do Acre realizam ato unificado em frente à Aleac

Policiais civis, militares, penais e bombeiros militares do Acre realizaram, na manhã desta terça-feira (13), uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa (Aleac), no centro de Rio Branco. O ato reúne representantes das quatro forças da segurança pública estadual, que cobram do governo a recomposição geral anual (RGA) dos salários e a desoneração do banco de horas.

De acordo com Rafael Dinis, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (SINPOL-AC), esta é a primeira vez que as categorias se mobilizam juntas em um movimento com pautas comuns. As principais reivindicações são a recomposição salarial com base na inflação e a valorização do banco de horas.

“Estamos com dois objetivos em comum. Primeiro, a RGA, porque a inflação vem corroendo os nossos salários. A última negociação com o governo de todas essas forças aqui reunidas foi há 10 anos. O nosso poder de compra diminuiu. O governo nos deve mais de 20% de recomposição salarial. Não é aumento de salário, é recomposição”, afirmou o dirigente sindical.

Outra pauta do movimento é a revisão do modelo de banco de horas e a melhoria do valor pago por hora extra. Segundo Dinis, a atualização desses valores é uma demanda de todas as categorias.

A manifestação é organizada pelo SINPOL-AC em conjunto com outras entidades representativas, como a AME-AC, APRAPMAC, ABMAC e ASSPEN-AC. O grupo reivindica que o governo estadual cumpra o que determina a Constituição Federal sobre a reposição das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos.

banner-ela-pode-tjac