Festival acontece em Rio Branco nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, com shows, oficinas e batalhas de MCs.
Por Dry Alves, Ascom
Após uma pausa de 15 anos, o Festival Varadouro de Música Independente está de volta, prometendo revitalizar a cena cultural do Acre e reafirmar seu compromisso com a música autoral e a arte amazônica. A edição 2025 será realizada nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, no Clube Juventus, em Rio Branco, reunindo shows, oficinas, batalhas de MCs e atividades voltadas à valorização da produção cultural da região e da Pan Amazônia.
Criado em 2005 a partir de um intercâmbio entre artistas do Acre e de Rondônia, o Varadouro rapidamente se consolidou como referência no cenário musical do Norte do Brasil, se tornando uma plataforma de articulação e circulação da música autoral latino-americana
Ao longo de sua trajetória, o festival recebeu nomes como Vanguart, Autoramas, Gaby Amarantos, Cordel do Fogo Encantado, BNegão e Macaco Bong, além de artistas internacionais da Bolívia, Peru e Argentina.

Para a produtora cultural Karla Martins, a retomada do festival representa continuidade e resistência. “Retomar o Festival Varadouro é retomar essa articulação de uma cena autoral acreana que sempre existiu. Mais do que organizar um evento, é reviver diálogos entre gerações artísticas e fortalecer uma estrutura cultural viva e pulsante no Acre”, afirma.
Karla destaca ainda a importância do festival como espaço de articulação cultural, não apenas de divulgação artística. “A coisa mais importante é como essas pessoas se articulam, conversam, debatem. O Varadouro 2025 é fruto de um esforço coletivo e institucional, viabilizado por políticas públicas e pela dedicação de quem acredita na cultura local”, acrescenta.
O ex-deputado estadual Daniel Zen, que também participou da criação do festival, lembra que o Varadouro foi decisivo para sua trajetória pessoal e política. “Foi ali que iniciei minha carreira na vida pública, a partir da gestão de políticas culturais. Também foi no palco do festival, tocando com a banda Filomedusa, que me entendi como artista”, recorda. Zen reforça que o evento abriu portas para diversos artistas locais conquistarem projeção regional e nacional.
Com financiamento da Fundação Elias Mansour, Governo do Estado do Acre, PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) e Governo Federal, e realizado pela Eita Pau Produções e pelo Comitê Chico Mendes, o Varadouro 2025 traz também apoio da Casa Ninja Amazônia, Abrafin, Som.vc e do Circuito Amazônico de Festivais.
A programação completa será divulgada em breve, mas a mensagem da organização é clara: o Acre retoma seu lugar no circuito nacional de festivais com resistência, arte e conexão amazônica.
Serviço:
- Local: Clube Juventus – Rio Branco (AC)
- Data: 12, 13 e 14 de dezembro de 2025
- Horário: a partir das 17h
- Entrada: gratuita (sujeita à lotação do espaço)
- Mais informações: @festivalvaradouro / @eitapauproducoes
Fotos: Renato Reis, Vini Mania, Nattércia Damasceno


