Evento acontece em 27 de setembro, na Usina de Arte João Donato, e inclui oficinas gratuitas de trança nagô e dança afro, com acessibilidade em Libras.
A 3ª edição do Festival Afro Integrado está com inscrições abertas para afroempreendedoras interessadas em integrar a programação do evento, que será realizado no dia 27 de setembro de 2025, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco.
O período para se inscrever vai de 12 a 17 de setembro, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/oxu15SPVFTuCbpoH8. Ao todo, serão disponibilizadas dez vagas, sendo quatro para o setor de gêneros alimentícios e seis para produtos e serviços.
Além da comercialização de produtos e serviços, o festival oferecerá dois workshops gratuitos, voltados à valorização de saberes tradicionais e à difusão da cultura afro-brasileira:
Workshop de Trança Nagô com Netty França
Data: 27/09 | Horário: 8h às 12h
Local: Usina de Arte João Donato
Inscrições: https://forms.gle/f1QvtX1MsfaNPuYW7
Workshop de Dança Afro com Thiago Matias
Data: 27/09 | Horário: 9h às 11h
Local: Usina de Arte João Donato
Inscrições: https://forms.gle/1PjrZjTUqAgiTCbEA
Toda a programação contará com tradução em Libras, garantindo acessibilidade para a comunidade surda.
Para a produtora cultural Nathânia Oliveira, o festival é um espaço de afirmação da identidade afro-brasileira na Amazônia. “Quando reunimos afroempreendedoras, artistas e a comunidade em torno da cultura negra, criamos oportunidades de renda, mas também de reconhecimento e valorização dos nossos saberes ancestrais. O Festival Afro Integrado é, sobretudo, uma celebração da potência das mulheres negras na Amazônia”, destacou.
O evento se consolida como um espaço para empreendedorismo, ancestralidade e inovação afro-amazônica, conectando público, artistas e empreendedoras.
O Festival Afro Integrado é realizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com financiamento do Governo Federal e do Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour. A produção é da Pé Rachado Produções, com apoio de O Barulho do Acre, Alamoju, Centro Cultural Abassá Orun Ibo lepondá e da Usina de Arte João Donato.
Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial: @perachadoproducoes.