Feirantes protestam contra privatização dos mercados municipais em Rio Branco

Com cartazes e palavras de ordem, dezenas de feirantes bloquearam a entrada do Terminal Urbano, no Centro de Rio Branco, na manhã desta terça-feira (16), em um protesto contra a privatização dos mercados públicos da capital.

A manifestação interrompeu o funcionamento do transporte coletivo e reuniu trabalhadores que dependem diretamente desses espaços para garantir renda e sustento.

Manifestantes denunciaram a aprovação do projeto durante a madrugada, o que classificam como “covardia”. Foto: Paulo Murilo/Proa

O ato tem como alvo o Projeto de Lei Complementar 41/2025, aprovado na semana passada pela Câmara de Vereadores, que autoriza a Prefeitura a conceder à iniciativa privada a administração, operação e manutenção dos mercados e de outros espaços públicos de comércio. Embora o Executivo defenda a medida como uma forma de reorganizar os serviços, feirantes afirmam que o projeto ameaça a permanência de quem ocupa boxes há décadas.

Durante o protesto, os manifestantes também alegaram que a votação realizada em plena madrugada simboliza a falta de transparência e o desrespeito a quem depende diretamente dos mercados para sobreviver e criticaram a falta de diálogo com a categoria.

A Polícia Militar acompanha a mobilização para organizar o trânsito.

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac