O evento acontece em Rio Branco, de 28 de setembro a 1 de outubro, e reunirá mais de 60 empresas da região Norte, incluindo 27 do Acre, em rodadas com 25 compradores de 18 países.
A produção sustentável do Acre vai ocupar lugar de destaque no cenário internacional durante a 3ª edição do Exporta Mais Amazônia – também 40ª edição do Exporta Mais Brasil –, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento acontece de 28 de setembro a 1º de outubro em Rio Branco (AC), reunindo 27 empresas do estado em rodadas de negócios com 25 compradores estrangeiros de 18 países.
O programa, desenvolvido em parceria com o Sebrae, busca conectar empreendedores amazônicos a mercados internacionais e reforçar que é possível gerar negócios compatíveis com a floresta. A edição de 2025, a maior desde o lançamento em 2023, acontece às vésperas da COP30, que será sediada em Belém (PA), ampliando a visibilidade da Amazônia no debate global sobre sustentabilidade.
“Criamos esse programa para reforçar o protagonismo da região amazônica na promoção de negócios sustentáveis. Ao demonstrar que é possível gerar oportunidades de exportação que impulsionam cadeias produtivas compatíveis com a floresta, que fortalecem comunidades locais e promovem desenvolvimento social e econômico, o mundo todo passa a valorizar ainda mais a conservação da Amazônia. Além de sua importância para o equilíbrio climático global, a região é também um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico do Brasil, capaz de gerar inovação, competitividade e inserção qualificada do país nos mercados internacionais”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Desde seu lançamento, o Exporta Mais Amazônia já movimentou R$ 85 milhões para empresas da região Norte. Nesta edição, o foco está em produtos como açaí e frutas processadas, castanha-do-brasil, café robusta, carne suína e bovina, farinha de mandioca e artesanato.
Empresas acreanas em destaque
A Casa do Castanheiro, com atuação no Acre e Amazonas, é um dos exemplos de negócios que conciliam economia e floresta. Especializada em castanha-do-brasil, a empresa compra diretamente de extrativistas e investe em melhorias para comunidades isoladas, como energia fotovoltaica e apoio logístico.
“O diferencial da Casa do Castanheiro é que a gente se preocupa não só com o meio ambiente, mas principalmente com as vidas que moram no meio da floresta”, disse Eder Frank dos Santos Ribeiro, proprietário da empresa. Ele explica que participar do Exporta Mais Amazônia representa “levar o produto que sai da floresta para a mesa de pessoas fora do Brasil” e transformar cada venda em uma história de dignidade e preservação ambiental.
Outro exemplo é a Fruit Life, de Rio Branco, especializada em polpas e derivados de açaí. Depois de passar pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realizado pela ApexBrasil no Acre, a empresa se prepara para sua primeira exportação. “Nossa expectativa é apresentar os produtos, formalizar propostas e caminhar para efetivar as exportações, começando pelo mercado latino-americano”, afirmou a sócia Patrícia Coelho Galdino.
Ao todo, mais de 60 empresas da região Norte participarão das rodadas, com compradores vindos de países como China, Índia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos. Além das negociações, os importadores visitarão indústrias alimentícias e comunidades extrativistas, numa experiência imersiva para compreender a realidade amazônica.
“Quando esses importadores conhecem de perto os processos produtivos e as pessoas envolvidas, percebem que cada negócio fechado aqui tem um impacto positivo na floresta e na vida das pessoas que vivem dela”, disse Pedro Netto, representante do Escritório Regional Norte da ApexBrasil.
O evento terá ainda o seminário Diálogos Exporta Mais Amazônia 2025, no dia 29 de setembro, às 9h, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (UFAC), com debates sobre oportunidades e desafios do comércio internacional.
Serviço
- Exporta Mais Amazônia 2025
Quando: de 28 de setembro a 1º de outubro
Onde: Biblioteca da UFAC – Rodovia BR 364, Km 04, Rio Branco (AC) - Solenidade de abertura
Quando: 29 de setembro, às 9h
Onde: Centro de Convenções da UFAC - Rodadas de negócios
Quando: 30 de setembro e 1º de outubro
Onde: Biblioteca da UFAC – Rodovia BR 364, Km 04, Rio Branco (AC)