Peça “Fiandeiro de Tempos”, do Coletivo Iluminar, será apresentado em nove estados.
Com poesia, ancestralidade e identidade amazônica, o espetáculo Fiandeiro de Tempos, do Coletivo Iluminar, foi selecionado para integrar a 27ª edição do Palco Giratório, projeto nacional de circulação artística do Sesc. A montagem é o quarto trabalho do Acre a fazer parte do circuito, considerado o maior do gênero no Brasil.
A peça, interpretada e dirigida pelo ator cruzeirense Victor Onofre, será apresentada em nove estados entre abril e outubro deste ano. Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Rondônia, Paraná e Rio de Janeiro.
Estreado em dezembro de 2021, em Rio Branco, o solo é resultado de uma profunda imersão nas comunidades ribeirinhas do Rio Murú, Rio Croa e Serra do Môa. A pesquisa de campo deu origem a uma dramaturgia que valoriza os modos de vida, os causos e os saberes do homem amazônico descendente de migrantes nordestinos, que encontraram na floresta alimento, fé e sentido de vida.

“É uma honra poder representar o Acre com uma história original, embasada nas vivências dessas comunidades. É gratificante falar sobre o ser ribeirinho, alguém tão esquecido pela nossa população”, afirma Victor Onofre.
O espetáculo já havia ganhado destaque nacional em 2023, ao circular por nove estados da Amazônia Legal por meio do projeto Sesc Amazônia das Artes. Agora, com o Palco Giratório, o grupo alcança uma nova dimensão.
Nascido em uma comunidade ribeirinha de Cruzeiro do Sul, Victor se mudou para Rio Branco em 2012 e considera o momento um marco em sua trajetória artística. “Nasci ribeirinho e hoje estou em um dos maiores festivais de teatro do país. É muita emoção. Levo comigo força, humildade e gratidão. Temos um Acre muito grande para contar.”

Além de Victor, integram a equipe os artistas Marques Izitio (operação de luz) e Marcos Casas (trilha sonora).
Ficha técnica:
- Texto: Quílrio Farias, Victor Onofre e Dino Camilo
- Direção: Victor Onofre
- Co-direção: Arnaldo Lima
- Elenco: Victor Onofre
- Cenário: Dino Camilo
- Figurino: Jaqueline Chagas
- Iluminação: Luiz Rabicó
- Trilha sonora: Quílrio Farias, Marcos Casas e Mara Mattero
- Fotografia: Marcos Antônio
- Operação de luz: Marques Izitio