Quem estava isento em 2024 e não compareceu à prova deve justificar a ausência para ter direito à gratuidade da taxa novamente.
A partir desta segunda-feira (14), candidatos que se encaixam nos critérios de gratuidade podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo vai até 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante, usando o login único do portal Gov.br.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), podem pedir a gratuidade:
- Alunos do 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas com renda mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025);
- Inscritos no CadÚnico por vulnerabilidade socioeconômica;
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Para comprovar a condição de isenção, é necessário apresentar documentos como: RG do estudante e familiares, histórico escolar ou declaração de bolsista, comprovantes de renda, de residência, entre outros, descritos no Anexo II do edital. Beneficiários do CadÚnico devem apresentar cópia do cartão com o NIS válido.
A taxa de inscrição do Enem 2025 é de R$ 85.
Justificativa para quem faltou em 2024
Candidatos que tiveram isenção em 2024 mas não compareceram às provas precisam justificar a ausência no mesmo período (14 a 25 de abril) para garantir a gratuidade este ano. A solicitação deve ser feita na Página do Participante, e não serão aceitos documentos autodeclaratórios.
Cronograma
- Solicitação de isenção/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
- Resultado preliminar: 12 de maio
- Período para recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado final: 22 de maio
Criado para avaliar o desempenho de estudantes ao fim do ensino médio, o Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil. Os resultados são usados no Sisu, Prouni e Fies, além de serem aceitos por instituições de ensino em Portugal conveniadas com o Inep.