Os pedidos devem ser enviados por meio da internet, na Página do Participante do exame.
Termina às 23h59 desta sexta-feira (2), no horário de Brasília, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período, que havia sido prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril, é destinado a candidatos que atendem aos critérios de gratuidade definidos pelo governo federal.
O pedido deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante do Enem, com login na plataforma Gov.br. O mesmo prazo vale para os candidatos que obtiveram isenção na edição de 2024, mas não compareceram aos dias de prova e agora desejam participar novamente do exame sem custo. Nesse caso, além do novo pedido de isenção, é obrigatório justificar a ausência.
Quem pode solicitar a isenção
- estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas, em 2025;
- quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
- pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastradas no CadÚnico;
- participantes do programa federal Pé-de-Meia.
Para quem faltou ao Enem 2024, a justificativa de ausência deve estar relacionada a situações específicas, como assalto, acidente de trânsito, morte na família, nascimento de filhos, mudança de cidade por motivo de saúde ou trabalho, internações médicas e outras condições excepcionais. Todas as ocorrências precisam ter acontecido durante os dias regulares do exame (3 ou 10 de novembro de 2024) ou nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024), e precisam ser comprovadas com documentos.
Próximas datas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem, divulgará no dia 12 de maio os resultados da análise dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência. Candidatos que tiverem a solicitação negada poderão recorrer entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos será publicado no dia 22 do mesmo mês.
Mesmo após obter a isenção, o candidato deverá se inscrever no exame, dentro do prazo que ainda será informado no edital oficial do Enem 2025. Quem não tiver a isenção aprovada, deverá pagar o valor da taxa – ainda não divulgado – para confirmar a participação. Em 2024, o custo foi de R$ 85.
No último Enem, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos confirmados foram isentos do pagamento.