“A situação está ficando cada vez mais grave”, afirmou o vereador André Kamai
O desbarrancamento nas margens do Igarapé Batista, na rua Belo Jardim, bairro Geraldo Fleming, em Rio Branco, voltou a preocupar moradores e autoridades ao colocar em risco a estrutura de algumas residências. A erosão do solo, que vem se agravando nas últimas semanas, fez com que parte dos moradores começasse a retirar os móveis de casa, temendo um possível desabamento.
Na tarde desta segunda-feira (14), o vereador André Kamai (PT) esteve no local para verificar a situação e cobrar providências da Prefeitura. Segundo ele, o problema se agravou após o rompimento de um cano da rede de abastecimento, o que tem acelerado o processo de instabilidade do solo.
“O barranco continua caindo. Agora estourou o cano que traz água tratada para essa região, o que está fazendo com que o solo ceda ainda mais”, alertou o parlamentar.

Ainda de acordo com o vereador, duas residências já estão com as estruturas comprometidas e correm risco de desabar. Diante da gravidade, Kamai acionou a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), cobrando providências imediatas.
“Eu vou permanecer aqui até que a Prefeitura chegue e possamos garantir algum suporte para essas famílias. A situação está ficando cada vez mais grave”, afirmou.
O vereador acompanha o caso desde o final de março, quando foi procurado por moradores preocupados com o avanço do desbarrancamento. Desde então, tem feito visitas frequentes à área e cobrado respostas do poder público. Nas redes sociais, Kamai já havia alertado para o risco de tragédia: “O momento é crítico, e nosso compromisso é com a segurança das pessoas. Seguimos cobrando providências”.