Iniciativa financiada com emendas parlamentares vai atender mães atípicas de baixa renda em 22 municípios do estado.
O governo do Acre lançou um chamamento público para investir R$ 600 mil em um programa que pretende oferecer formação e kits de empreendedorismo a mães atípicas de baixa renda, com atuação prevista em 22 municípios do estado.
O edital, publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), vai selecionar organizações da sociedade civil para a execução do Programa Mentes Azuis, voltado à geração de renda para mulheres que conciliam o cuidado de filhos e a necessidade de sustento familiar.
O Edital de Chamamento Público nº 08/2025, publicado no do Diário Oficial do Estado (DOE/AC) no início desta semana, prevê a celebração de termo de colaboração, com repasse de recursos financeiros para aquisição e entrega de equipamentos e materiais permanentes. A proposta é criar condições para que mães atípicas desenvolvam atividades produtivas, muitas delas a partir da própria residência.
De acordo com a Fapac, o programa inclui capacitação em educação empreendedora e a distribuição de 700 kits de trabalho, adquiridos com recursos de emendas parlamentares. A expectativa é ampliar a autonomia financeira dessas mulheres, que frequentemente deixam o mercado formal para se dedicar integralmente aos cuidados dos filhos.
“A mãe atípica terá treinamento em educação empreendedora, e poderá receber kits para abrir um negócio na sua própria casa, para poder continuar cuidando do seu filho autista e ter uma renda a mais, porque a maioria das mães param de trabalhar para cuidar dos seus filhos”, afirmou o presidente da Fapac, Moisés Diniz .
A execução do Programa Mentes Azuis está prevista para Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.
Podem participar do chamamento organizações da sociedade civil regularmente constituídas, conforme a Lei Federal nº 13.019/2014 e o Decreto Estadual nº 11.238/2023.
As propostas devem ser apresentadas entre 5 e 26 de janeiro, com divulgação do resultado preliminar prevista para o dia 29.


