Emendas parlamentares viabilizam transporte fluvial e fortalecem a produção de base familiar em áreas de difícil acesso do município
O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) esteve no município de Jordão na terça-feira (20) para a entrega de três barcos de alumínio, com motores de 13 HP, equipados com toldos e bancos adequados para o transporte de pessoas. A ação ocorreu ao lado do ex-prefeito Élson Farias e integra um conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da produção rural e da mobilidade das comunidades ribeirinhas.
Além das embarcações, foram entregues 12 kits de beneficiamento de açaí, compostos por uma despolpadora, duas caixas d’água e um caldeirão em alumínio. Os equipamentos permitem o processamento de produtos florestais e ampliam as condições de geração de renda e de segurança alimentar nas comunidades atendidas.
Ao comentar a iniciativa, o parlamentar destacou o impacto direto dos equipamentos na vida das famílias que vivem em regiões isoladas do estado. “Nós estamos aqui entregando um conjunto de kits de máquinas que processam o açaí, o buriti, o abacaba e outros produtos florestais para melhorar a renda e a segurança alimentar das famílias. E vários barcos para garantir o que é muito importante para quem mora nos igarapés e nos altos rios, que é o transporte das pessoas, e principalmente o transporte da produção. São instrumentos para melhorar a qualidade de vida dos lugares mais distantes do Acre”, afirmou Edvaldo Magalhães.

Cerca de 78 famílias das comunidades Xapuri, Massapé, Redenção, Primavera, Mato Grosso e Jaminawa foram diretamente beneficiadas. Os investimentos são oriundos de emendas parlamentares de Edvaldo Magalhães e estão sendo executados pela Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA).

No mesmo período, também foram entregues às comunidades 20 barcos de alumínio, igualmente equipados com motores de 13 HP. Esse investimento integra uma emenda de R$ 3,6 milhões da então deputada federal Perpétua Almeida, atual diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Ao todo, a emenda viabiliza a aquisição de 182 barcos com motores, destinados a ribeirinhos dos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Jordão.
Na última segunda-feira (19), Edvaldo Magalhães também representou a diretora da ABDI na entrega de 22 barcos no município de Marechal Thaumaturgo, dando continuidade ao cronograma de distribuição das embarcações.







