Nove grupos se apresentaram na Praça da Revolução no evento que marca o início das festas juninas de 2025 na capital acreana.
A Praça da Revolução, em Rio Branco, foi palco do 15° Esquenta Junino no último domingo (1º), reunindo centenas de pessoas em uma celebração que marcou oficialmente o início da temporada junina de 2025 na capital acreana. O evento, promovido pela Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac) em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, já é tradição no calendário cultural da cidade.
Ao som de muito forró e com o colorido dos figurinos típicos, nove quadrilhas encantaram o público com apresentações animadas, cheias de criatividade e entusiasmo. Participaram do esquenta os grupos: Farofa de Capeta (Sena Madureira); Malucos na Roça, Matutos na Roça, Junina Pega-Pega, Escova Elétrica, CL na Roça, Assanhados na Roça, Explode Coração e Sassaricano na Roça (todos de Rio Branco).

Cada grupo levou ao palco uma prévia do que está preparando para os festivais e competições do circuito junino deste ano, em apresentações marcadas por coreografias bem ensaiadas e figurinos caprichados.
A presidente da Liquajac, Francilene dos Santo, destacou o orgulho de representar a cultura junina. “Só quem é quadrilheiro sabe o valor que a gente tem. Nosso movimento é lindo, é maravilhoso. Neste dia peço muita paz e união”, disse, agradecendo à prefeitura e aos participantes.

Presente no evento, o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, elogiou o trabalho dos grupos. “O que vocês demonstram aqui é o resultado de muito esforço, dedicação e, acima de tudo, amor. E quando se faz cultura com amor, sai bonito”, afirmou.
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, representando o prefeito Tião Bocalom, reforçou o compromisso da gestão com o setor. “Nossa gestão quer, cada vez mais, investir na cultura de Rio Branco para também gerar emprego, renda e entretenimento para o cidadão”, disse.

Com sucesso de público e organização, o 15° Esquenta Junino abriu caminho para o 18° Circuito Junino, previsto para o fim de junho no Quadrilhódromo, atrás do estádio Arena da Floresta, no Segundo Distrito de Rio Branco.