Junina Pega-Pega ficou com o segundo lugar após apresentação marcada por criatividade e animação.
A Junina Sassaricano na Roça é a grande campeã do 17º Circuito Junino de Rio Branco. Com o tema “Maria, Mãe da Pureza”, a quadrilha emocionou o público e os jurados, conquistando o título pela terceira vez, repetindo os feitos de 2009 e 2024. O evento, realizado nos dias 20, 21 e 22 de junho no Quadrilhódromo, no Segundo Distrito, reuniu oito grupos da capital.
A apresentação da Sassaricano trouxe uma narrativa envolvente com uma homenagem às “Marias”, mulheres de coragem, luz e fé inabalável, que garantiu a melhor pontuação da noite. Com o tricampeonato, a quadrilha consolida seu nome como uma das principais referências do movimento junino em Rio Branco.
“É uma realização para a gente, porque o trabalho é árduo e difícil. Estamos muito felizes com esse tricampeonato. Foram títulos em 2009, 2024 e agora em 2025. Isso mostra nossa dedicação e o quanto amamos essa cultura”, comemorou Kedna Damasceno, brincante da Sassaricano na Roça.

O segundo lugar ficou com a Junina Pega-Pega, que apresentou o tema “É de laço, é de nó”, arrancando aplausos pela energia e criatividade, numa homenagem cheia de dança e emoção aos vaqueiros e peões de rodeio. Em terceiro, ficou a Malucos na Roça, seguida por Matutos na Roça e Escova Elétrica. As demais posições foram ocupadas por CL na Roça, Assanhados na Roça e Explode Coração.
Confira o resultado geral:
- Sassaricano na Roça
- Junina Pega-Pega
- Junina Malucos na Roça
- Junina Matutos na Roça
- Junina Escova Elétrica
- Junina CL na Roça
- Junina Assanhados na Roça
- Junina Explode Coração
Destaques individuais
Além da disputa entre as quadrilhas, o Circuito Junino premiou os destaques individuais de 2025. A marcatriz Naty Lima, da Junina Pega-Pega, foi eleita a melhor da edição. O título de Melhor Casal de Realeza ficou com Eder Magalhães e Layla Vitória, e também com Edson Lanzone e Bruna Kersila, ambos representando a Pega-Pega.
Na categoria Melhor Personagem, o vencedor foi André Lima, da Junina Explode Coração. Já a disputa pelo título de Melhor Noivo teve empate entre Malucos na Roça e Pega-Pega, mas, pelo critério de melhor nota em coreografia, o troféu foi para a Malucos na Roça.
Durante o encerramento, o representante da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), Aurimar Aragão, agradeceu às quadrilhas e destacou a importância da união de esforços para manter viva a tradição junina em Rio Branco. Ele também fez um apelo por mais investimento e apoio.
“Parabéns a todas as quadrilhas que participaram. Sei que a dificuldade foi grande. Agradeço especialmente à Câmara de Vereadores, que ajudou na articulação com a Prefeitura. Mas faço um pedido que fortaleçam o circuito. Ele não pode ser apenas uma etapa. O circuito tem que ser abraçado de verdade por Rio Branco. Quando a Prefeitura se envolve, o São João sobe muitos pontos no coração da cidade”, finalizou.
O 17º Circuito Junino de Rio Branco foi promovido pela Liquajac, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).