Com homenagem as ‘Marias’, Sassaricano na Roça é tricampeã do Circuito Junino de Rio Branco

Junina Pega-Pega ficou com o segundo lugar após apresentação marcada por criatividade e animação.

A Junina Sassaricano na Roça é a grande campeã do 17º Circuito Junino de Rio Branco. Com o tema “Maria, Mãe da Pureza”, a quadrilha emocionou o público e os jurados, conquistando o título pela terceira vez, repetindo os feitos de 2009 e 2024. O evento, realizado nos dias 20, 21 e 22 de junho no Quadrilhódromo, no Segundo Distrito, reuniu oito grupos da capital.

A apresentação da Sassaricano trouxe uma narrativa envolvente com uma homenagem às “Marias”, mulheres de coragem, luz e fé inabalável, que garantiu a melhor pontuação da noite. Com o tricampeonato, a quadrilha consolida seu nome como uma das principais referências do movimento junino em Rio Branco.

“É uma realização para a gente, porque o trabalho é árduo e difícil. Estamos muito felizes com esse tricampeonato. Foram títulos em 2009, 2024 e agora em 2025. Isso mostra nossa dedicação e o quanto amamos essa cultura”, comemorou Kedna Damasceno, brincante da Sassaricano na Roça.

A Sassaricano na Roça brilha mais uma vez no Circuito Junino de Rio Branco com o tema ‘Maria, Mãe da Pureza’. Foto: Juan Vicent/Proa

O segundo lugar ficou com a Junina Pega-Pega, que apresentou o tema “É de laço, é de nó”, arrancando aplausos pela energia e criatividade, numa homenagem cheia de dança e emoção aos vaqueiros e peões de rodeio. Em terceiro, ficou a Malucos na Roça, seguida por Matutos na Roça e Escova Elétrica. As demais posições foram ocupadas por CL na Roça, Assanhados na Roça e Explode Coração.

Confira o resultado geral:

  1. Sassaricano na Roça
  2. Junina Pega-Pega
  3. Junina Malucos na Roça
  4. Junina Matutos na Roça
  5. Junina Escova Elétrica
  6. Junina CL na Roça
  7. Junina Assanhados na Roça
  8. Junina Explode Coração

Destaques individuais

Além da disputa entre as quadrilhas, o Circuito Junino premiou os destaques individuais de 2025. A marcatriz Naty Lima, da Junina Pega-Pega, foi eleita a melhor da edição. O título de Melhor Casal de Realeza ficou com Eder Magalhães e Layla Vitória, e também com Edson Lanzone e Bruna Kersila, ambos representando a Pega-Pega.

Na categoria Melhor Personagem, o vencedor foi André Lima, da Junina Explode Coração. Já a disputa pelo título de Melhor Noivo teve empate entre Malucos na Roça e Pega-Pega, mas, pelo critério de melhor nota em coreografia, o troféu foi para a Malucos na Roça.

Durante o encerramento, o representante da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), Aurimar Aragão, agradeceu às quadrilhas e destacou a importância da união de esforços para manter viva a tradição junina em Rio Branco. Ele também fez um apelo por mais investimento e apoio.

“Parabéns a todas as quadrilhas que participaram. Sei que a dificuldade foi grande. Agradeço especialmente à Câmara de Vereadores, que ajudou na articulação com a Prefeitura. Mas faço um pedido que fortaleçam o circuito. Ele não pode ser apenas uma etapa. O circuito tem que ser abraçado de verdade por Rio Branco. Quando a Prefeitura se envolve, o São João sobe muitos pontos no coração da cidade”, finalizou.

O 17º Circuito Junino de Rio Branco foi promovido pela Liquajac, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

banner-ela-pode-tjac