Cinema brasileiro: O Agente Secreto ganha nos EUA prêmio de melhor filme estrangeiro

Longa de kleber mendonça filho reforça campanha rumo ao oscar e ao globo de ouro.

O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque internacional na noite deste domingo (4). O Agente Secreto venceu o prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Critics Choice Awards 2026, uma das principais premiações do calendário cinematográfico e considerada termômetro para o Oscar.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, o longa superou as produções A Garota Canhota, Foi Apenas um Acidente, Belén, Sirat e No Other Choice.

O reconhecimento consolida a trajetória do filme, que vem sendo bem recebido pela crítica nacional e internacional desde as primeiras exibições em festivais ao longo dos últimos meses.

Além da vitória, O Agente Secreto também esteve representado na categoria de melhor ator. Wagner Moura disputou o prêmio com Timothée Chalamet (Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Ethan Hawke (Blue Moon) e Michael B. Jordan (Pecadores). A estatueta ficou com Chalamet.

O Critics Choice Awards integra o conjunto de premiações que costumam influenciar a corrida pelo Oscar, cuja cerimônia está marcada para o dia 15 de março de 2026. O Agente Secreto ainda pode aparecer entre os indicados na categoria de melhor direção de elenco.

Em dezembro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou a pré-lista de concorrentes em 12 categorias da 98ª edição do Oscar. A lista final de indicados será anunciada no dia 22 de janeiro.

Antes disso, o próximo compromisso internacional do filme será o Globo de Ouro 2026, no próximo domingo (11). O longa concorre como melhor filme em língua não inglesa e também como melhor filme de drama. Wagner Moura disputa o prêmio de melhor ator.

Na edição anterior do Globo de Ouro, o Brasil também esteve em evidência. A atriz Fernanda Torres venceu na categoria melhor atriz por sua atuação em Ainda Estou Aqui, reforçando um momento de visibilidade do cinema nacional nas grandes premiações internacionais.

Publicidade
banner docs epop bari 01