Carla Zambelli é presa na Itália após pedido de extradição do governo brasileiro, informa Ministério da Justiça

Ex-deputada foi condenada pelo STF a mais de 10 anos de prisão por integrar organização criminosa digital; ela estava foragida na Itália, onde tem cidadania.

A ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça brasileiro. Zambelli era considerada foragida desde que teve o mandato cassado e foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 10 anos de prisão.

De acordo com o deputado italiano Angelo Bonelli, a polícia italiana localizou Zambelli em um apartamento em Roma. Em publicação nas redes sociais na noite de segunda-feira (28), Bonelli afirmou ter comunicado às autoridades o endereço onde a brasileira estaria e que agentes haviam feito a identificação no local.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu.

Até o momento, o governo italiano não confirmou oficialmente a prisão, mas a informação já foi divulgada pelo Ministério da Justiça do Brasil.

Zambelli teve o mandato cassado e foi condenada pelo STF a 10 anos e 8 meses de prisão, sob acusação de integrar uma organização criminosa digital envolvida em ataques contra o sistema de Justiça. Após a decisão do STF, ela deixou o país e se refugiou na Itália, onde possui dupla cidadania.

A extradição da ex-parlamentar já havia sido formalmente requisitada pelo governo brasileiro. O caso é acompanhado pela Interpol e segue sob análise das autoridades italianas.

banner-ela-pode-tjac