Em nota, o governador destaca que o julgamento foi suspenso sem decisão final e diz que seguirá no cargo exercendo normalmente o mandato.
O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), se manifestou na noite desta quarta-feira (17) sobre o voto da ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que defendeu sua condenação no âmbito da Operação Ptolomeu.
Em nota oficial, Cameli afirmou que o julgamento foi suspenso sem conclusão final e ressaltou que, até o momento, não há decisão definitiva da Corte.
Segundo o governador, o que ocorreu na sessão foi apenas a leitura do relatório e a manifestação individual da relatora, não representando o entendimento do colegiado. O julgamento foi interrompido após pedido de vista, quando ainda faltavam os votos da maioria dos ministros.
“Até agora, o que se tem é apenas a leitura e sugestão da relatora, a ministra Fátima Nancy Andrighi, a respeito da sua posição diante das alegações da acusação”, diz a nota.
Cameli destacou ainda que, no momento da suspensão do julgamento, o resultado era “totalmente inconclusivo”, uma vez que não houve formação de maioria. Ele também frisou que, mesmo em caso de eventual decisão desfavorável, ainda caberiam recursos, e que qualquer definição só pode ocorrer após o trânsito em julgado do processo.
Confiança na Justiça
Na manifestação, o governador reafirmou confiança nas instituições e afirmou que seguirá exercendo normalmente o mandato.
“Sigo trabalhando de forma confiante e serena, acreditando na Justiça e nas Instituições, desempenhando, com dedicação e afinco, o trabalho em prol do povo acreano”, declarou, agradecendo ainda as manifestações de apoio recebidas.
Mais cedo, a ministra Nancy Andrighi votou pela condenação de Gladson Cameli a 25 anos e 5 meses de prisão, além da perda imediata do cargo, apontando-o como chefe de um esquema de desvio de recursos públicos envolvendo contratos sem licitação e empresas ligadas a pessoas de sua confiança. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Com o pedido de vista, o julgamento será retomado apenas em 2026, após o recesso do Judiciário. Até lá, Gladson Cameli permanece no cargo e aguarda a conclusão do julgamento pela Corte Especial do STJ.
Nota do governador na íntegra:
NOTA OFICIAL
O governador do Estado do Acre, Gladson Camelí, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos à população:
O julgamento a respeito do processo sobre a Operação Ptolomeu, iniciado durante a tarde de hoje, foi suspenso sem conclusão final, até a definição de nova data para ser retomado;
Até agora, o que se tem é apenas a leitura e sugestão da relatora, a ministra Fátima Nancy Andrighi, a respeito da sua posição diante das alegações da acusação;
No momento da suspensão do julgamento em razão de um pedido de vistas, faltava a exposição do voto da ampla maioria dos ministros, o que torna o resultado totalmente inconclusivo;


