Após denúncias de assédio na Educação, Paulo Machado volta a ocupar cargo na prefeitura de Rio Branco

Pastor e ex-secretário adjunto da Educação, Paulo Machado foi nomeado para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, meses após ser exonerado em meio a denúncias feitas por servidores.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), nomeou nesta segunda-feira (5) o pastor Paulo Machado para o cargo de secretário adjunto para Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra). A nomeação foi oficializada por meio do Decreto nº 1.730, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A nova função marca o retorno de Machado à administração municipal após sua exoneração da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em fevereiro deste ano. Ele ocupava o cargo de secretário adjunto e chegou a assumir interinamente o comando da pasta após a saída de Nabiha Bestene, ex-secretária que atuou durante o primeiro mandato de Bocalom.

Durante sua breve gestão na Seme, Machado foi alvo de denúncias por parte de servidores, que relataram um ambiente de trabalho opressor, marcado por perseguições, transferências arbitrárias e assédio moral. As denúncias geraram forte repercussão política e levaram a bancada do Progressistas na Câmara Municipal a pressionar pela sua saída. Em resposta, o prefeito Bocalom exonerou Paulo Machado por meio do Decreto nº 956, nomeando o vice-prefeito Alysson Bestene como novo titular da Educação.

O episódio também evidenciou um conflito interno na gestão, envolvendo Nabiha Bestene e Paulo Machado. Após a exoneração dele, Nabiha publicou em suas redes sociais uma mensagem interpretada como uma indireta ao colega: “Um brinde para a lei do retorno, porque dela ninguém escapa. Pelo o que o homem diz, no momento da ira, se conhece muito do seu caráter.”

Agora, com sua nomeação para a Seinfra, a Prefeitura de Rio Branco tenta realocar Paulo Machado em uma nova função, apesar das controvérsias que marcaram sua última passagem pela administração municipal.

banner-ela-pode-tjac