Acre tem quase 6 mil inscritos na Prova Nacional Docente, que reúne mais de 1 milhão no país

Exame do MEC e Inep reúne mais de 1 milhão de inscritos no país e será aplicado no dia 26 de outubro.

O Acre registrou 5.988 inscritos na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), exame criado pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em todo o Brasil, 1.086.914 pessoas tiveram a inscrição confirmada. A prova será realizada no próximo dia 26 de outubro.

Voltada a licenciados e professores da educação básica, a PND tem o objetivo de auxiliar estados e municípios na seleção de docentes para as redes públicas. Embora não substitua concursos, os resultados poderão ser usados pelos entes federativos como etapa única ou complementar em seus processos seletivos.

O conteúdo da prova é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores e em normas que regulam o exercício da profissão.

Nesta edição, 17 áreas de licenciatura serão avaliadas. Pedagogia concentra o maior número de participantes, com 560.576 inscritos, seguida por Letras – Português (73.187), Matemática (72.530) e Educação Física (65.911).

Entre as unidades da federação, São Paulo concentra o maior número de inscritos (253.895), seguido de Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230). No recorte municipal, São Paulo também lidera, com 84.633 inscrições, à frente do Rio de Janeiro (28.765) e de Brasília e demais cidades do Distrito Federal (18.754).

Política de valorização

A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado pelo governo federal neste ano. A iniciativa pretende melhorar a qualidade da formação docente e estimular o ingresso e a permanência de professores na educação pública.

O programa, regulamentado pelo Decreto nº 12.358/2025, prevê ações como o Bolsa Mais Professores, o Pé-de-Meia Licenciaturas e o Portal de Formação, voltados a cerca de 2,3 milhões de docentes em todo o país.

Segundo o MEC, a prova pretende elevar o padrão dos processos seletivos para professores e fortalecer o reconhecimento da carreira docente, em um contexto de desafios para a atração e retenção de profissionais na área.

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac