Acre realiza teste do sistema de alerta de desastres naturais nos celulares neste sábado

Mensagens sonoras serão enviadas a celulares de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Jordão para testar o sistema de aviso sobre riscos de desastres naturais.

A partir das 13h05 deste sábado (20), a Defesa Civil do Acre vai realizar um teste do sistema Defesa Civil Alerta, enviando mensagens sonoras diretamente para celulares de moradores de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Jordão. O alerta será reproduzido mesmo em aparelhos no modo silencioso, em modelos fabricados a partir de 2020.

O programa, que já funciona em outras regiões do país, tem como objetivo avisar a população sobre riscos de desastres naturais, como enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra e vendavais, garantindo que os moradores recebam informações de forma rápida e eficaz. O sistema utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular, conhecida internacionalmente como Wireless Emergency Alert. 

“🛑 Atenção 🛑 Sábado, dia 20 de setembro, às 13h05, a Defesa Civil irá emitir um alerta sonoro enviado aos telefones celulares, com cobertura em Rio Branco e em mais três cidades do Acre. Telefones modelos anos 2020 em diante irão tocar mesmo estando no modo silencioso. Isso faz parte de um programa que será testado com o intuito de alertar a população contra desastres. Reforçamos: sábado será apenas um teste”, diz o comunicado da Defesa Civil.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, o teste é essencial para verificar o funcionamento do sistema e treinar a equipe na emissão de alertas. “Neste sábado será apenas uma simulação. O alerta será sonoro e aparecerá na tela do celular, mas não há risco para a população. Nosso objetivo é garantir que, em uma situação real, todos sejam avisados de forma imediata”, explica.

Não é necessário realizar cadastro ou qualquer ação prévia para receber a mensagem. Diferente dos alertas por SMS, o aviso aparece sobreposto ao conteúdo do celular, exigindo interação do usuário para ser encerrado.

“Fomos capacitados para operar o sistema. Em casos de eventos extremos, como grandes enxurradas ou vendavais iminentes, acionamos o Defesa Civil Alerta, que envia mensagens sonoras e de texto para todos os celulares conectados às redes 4G ou 5G das operadoras na área afetada. A grande vantagem desse sistema é que ele independe de cadastro. O celular receberá o alerta mesmo no silencioso, com vibração e som”, destaca Batista.

Além do Acre, outras cidades da Região Norte também receberão testes do sistema neste sábado, incluindo municípios do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins e Rondônia. A iniciativa integra o esforço do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para expandir a cobertura nacional do Defesa Civil Alerta, reforçando a proteção da população em situações de emergência.

O coronel Batista reforça que a ferramenta aumenta a segurança da população. “É uma ferramenta essencial, já utilizada em outras regiões do país, que reforça a proteção da população”.

Conheça o Defesa Civil Alerta.

banner-ela-pode-tjac