Delegação acreana participa do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes em Goiânia.
O Acre marca presença expressiva na 60ª edição do Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), o maior encontro do movimento estudantil brasileiro, que acontece de 16 a 20 de julho, em Goiânia (GO).
Com uma das maiores delegações, o estado enviou 156 representantes, em sua maioria ligados à União da Juventude Socialista (UJS), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Três ônibus saíram de Rio Branco no último domingo (13), transportando 115 delegados da UJS de municípios como Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá, Bujari e Sena Madureira. A articulação com a Reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac) viabilizou o transporte de parte da delegação.
Além dos delegados da UJS, também integram a comitiva acreana representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufac, delegados ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Para o presidente da UJS, Celso Júnior, a participação do Acre mostra o compromisso dos estudantes acreanos em fortalecer o debate sobre pautas como acesso à educação, ampliação do auxílio estudantil e oportunidades de trabalho.
“Sem dúvida, o Acre chega com uma grande delegação e, mais que isso, com propostas. Queremos a cada dia um país que avance nas pautas estudantis e da nossa juventude, com oportunidade de estudo e de trabalho, como o fortalecimento do primeiro emprego”, afirmou.
Celso também destacou os desafios da juventude amazônica, que muitas vezes precisa se deslocar de suas cidades para estudar. “Reforçar o auxílio aos estudantes de baixa renda também é uma forma de fortalecer a Educação, sobretudo na Amazônia”, disse.
O Conune reúne milhares de estudantes de todo o país para eleger a nova diretoria da UNE e debater os rumos do movimento estudantil.