Acre lança edital de R$ 400 mil para seleção de projetos voltados à autonomia financeira das mulheres

Inscrições abertas até 7 de dezembro. Projetos selecionados devem promover capacitação profissional e empreendedorismo feminino, com foco na autonomia e enfrentamento à violência.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), lançou nesta sexta-feira (7) o Edital de Chamamento Público nº 02/2025, voltado à seleção de organizações da sociedade civil (OSC) para execução de projetos que promovam a autonomia financeira de mulheres, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica.

O edital destina R$ 400 mil, provenientes de emenda parlamentar, para fortalecer ações de qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo feminino.

As propostas devem abordar o tema “Mulheres em foco: autonomia e renda para o enfrentamento à violência”, priorizando cursos profissionalizantes na área da beleza, setor com rápida inserção no mercado e alto potencial de geração de renda.

Entre as ações previstas estão a qualificação profissional em técnicas da área da beleza; capacitação em gestão e empreendedorismo, incluindo marketing digital, precificação e noções de microcrédito e formalização como MEI; fomento à autoconfiança e autonomia, com módulos sobre direitos da mulher e enfrentamento à violência de gênero; e distribuição de kits de insumos básicos para início das atividades profissionais.

As propostas devem ser enviadas até 7 de dezembro de 2025, às 12h (horário do Acre), exclusivamente para o e-mail edital.semulher@gmail.com. O resultado final será divulgado em 15 de dezembro.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, afirmou que o chamamento público reforça o compromisso do governo em fortalecer a rede de apoio às mulheres acreanas.

“Este é mais um edital lançado pela Semulher. No ano passado, destinamos também outros projetos voltados às mulheres acreanas, sempre buscando contemplar a nossa população feminina. A redução nos casos de feminicídio é resultado direto dessas políticas que unem autonomia econômica e enfrentamento à violência”, declarou a secretária.

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac