Artista sofreu hemorragia cerebral semanas após queda em estúdio; ele é o primeiro integrante original da banda a morrer.
O guitarrista Ace Frehley, um dos fundadores da lendária banda norte-americana Kiss, morreu nesta quinta-feira (16), aos 74 anos, em decorrência de uma hemorragia cerebral. A informação foi divulgada pelo site TMZ e confirmada pela família do músico à revista Rolling Stone.
Segundo as publicações, Frehley havia sofrido uma queda em seu estúdio há algumas semanas, o que provocou a hemorragia. Desde então, ele estava hospitalizado e chegou a cancelar seus compromissos profissionais. Mantido vivo por aparelhos, teve o suporte desligado pela família nesta quinta.
“Estamos completamente devastados e com o coração partido”, diz o comunicado oficial divulgado pela família. “Guardamos com carinho todas as suas melhores lembranças, suas risadas e celebramos a força e a bondade que ele dedicou aos outros. A magnitude de sua partida é incompreensível e de proporções épicas. Refletimos sobre todas as suas incríveis conquistas de vida — a memória de Ace continuará viva para sempre.”
Frehley é o primeiro integrante original do Kiss a morrer.
O “Spaceman” do rock
Conhecido pelo apelido de “Spaceman” (Astronauta), Ace Frehley foi um dos fundadores do Kiss, ao lado de Gene Simmons, Paul Stanley e Peter Criss, em 1973. Sua guitarra explosiva e o estilo teatral ajudaram a moldar a identidade sonora e visual da banda, que se tornaria uma das mais influentes da história do rock.
O Kiss revolucionou a cena musical ao misturar hard rock, glam e performance, com figurinos chamativos, maquiagem característica e shows que eram verdadeiros espetáculos visuais com labaredas, pirotecnia e guitarras que soltavam fumaça.
Durante sua primeira passagem pelo grupo, entre 1973 e 1982, Frehley coassinou sucessos como “Detroit Rock City”, “Rock and Roll All Nite” e “I Was Made for Lovin’ You”. Após deixar a banda por conflitos internos e problemas com drogas, retornou em 1996 para a turnê de reunião, permanecendo até 2002.
Carreira solo e legado
Fora do Kiss, Ace Frehley construiu uma carreira solo sólida, marcada por faixas como “Into the Night” e “Back in the New York Groove”, além de seu álbum de estreia autointitulado, lançado em 1978, considerado um dos melhores trabalhos individuais de membros do grupo.
Seu último show aconteceu no mês passado, nos Estados Unidos, encerrado simbolicamente com o hino “Rock and Roll All Nite”.
Com sua morte, o rock perde além de um guitarrista técnico e carismático, um dos arquitetos de um gênero que uniu teatralidade e rebeldia sonora. A imagem de Ace Frehley, de botas prateadas e maquiagem estelar, permanece como um dos símbolos mais duradouros da cultura rock’n’roll.