Rio Branco tem mais de 25,3 mil famílias contempladas em nova etapa do Gás do Povo

Beneficiários recebem o vale que permite recarregar o botijão nas revendedoras credenciadas nesta segunda-feira (26). A previsão é de que em março todos os municípios do país sejam atendidos.

O Governo do Brasil inicia nesta segunda-feira (26), uma nova fase de implementação do Programa Gás do Povo, que vai beneficiar mais de 25,3 mil famílias em Rio Branco, no Acre, por meio da oferta gratuita do vale para recarga do botijão de gás de cozinha.

Em janeiro, a política pública, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), passa a alcançar moradores de 17 capitais brasileiras.

Além da capital acreana, entram nesta etapa Aracaju, Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES). Essas cidades não haviam sido contempladas na primeira rodada do programa, realizada em novembro de 2025.

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, a iniciativa tem impacto direto no orçamento das famílias mais pobres. “O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”, afirmou.

Rede de revendas e alcance nacional

O programa já contabiliza mais de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses. De acordo com o governo federal, uma em cada seis revendas de GLP do país está integrada à iniciativa, o que garante, na prática, que a maioria das famílias tenha acesso a um estabelecimento a até dois quilômetros de casa.

A expectativa é de que o Gás do Povo esteja plenamente operacional em março, quando deverá alcançar 15 milhões de famílias, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas, em todos os 5.571 municípios brasileiros. A ação envolve, além do MDS e do MME, a Caixa Econômica Federal, responsável pela operacionalização financeira do benefício.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o programa tem dimensão estrutural no combate à pobreza energética. “É uma política que leva dignidade, saúde e segurança alimentar a milhões de famílias. Em março, o programa estará em todos os municípios do país, e vai consolidar o maior programa de promoção do cozimento limpo do mundo”, declarou.

Quem pode receber

Para ter direito ao vale, a família precisa ser beneficiária do Bolsa Família, contar com pelo menos dois integrantes e apresentar renda per capita de até meio salário mínimo.

Também é necessário manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses, além de ter o CPF do Responsável Familiar regularizado e sem pendências como averiguação cadastral ou indício de óbito.

Fim do uso da lenha

Um dos objetivos centrais da política é reduzir o uso de combustíveis considerados inseguros ou poluentes em residências de baixa renda.

Em áreas mais afastadas, o custo da recarga e as dificuldades logísticas ainda empurram parte da população para alternativas como lenha, carvão e querosene, associadas a riscos de queimaduras e doenças respiratórias, sobretudo entre mulheres e crianças.

Esse é o cenário que o governo federal afirma querer extinguir com a ampliação do acesso ao gás.

Como consultar e usar o vale

As famílias podem verificar se estão aptas ao programa, acompanhar a situação do benefício e localizar revendas credenciadas no aplicativo “Meu Social Gás do Povo”. O sistema também informa telefone e endereço dos estabelecimentos participantes.

Para quem não tem acesso à internet ou a smartphones, há outras opções para utilizar o vale

  • Cartão do Programa Bolsa Família com chip
  • Cartão de débito da CAIXA
  • Informar o CPF do Responsável Familiar na maquininha Azulzinha ou no aplicativo Azulzinha Aproxima na revenda e receber o código por SMS

A consulta ao direito ao benefício pode ser feita ainda pelos seguintes canais

  • Aplicativo “Meu Social Gás do Povo”
  • Página oficial do programa no site do MDS
  • Portal Cidadão CAIXA
  • Atendimento CAIXA Cidadão pelo número 0800 726 0207

Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo Disque Social 121, pelo canal FalaBR e pelo SAC CAIXA no 0800 726 0101.

Operação e transição do antigo auxílio

A CAIXA abriu o sistema de adesão das revendedoras em outubro de 2025. Para participar, as empresas precisam estar cadastradas na Agência Nacional do Petróleo, em situação regular junto à Receita Federal, possuir conta corrente de pessoa jurídica na instituição e utilizar a Azulzinha como meio de pagamento.

O Gás do Povo substitui gradualmente o antigo Auxílio Gás dos Brasileiros e triplica o número de famílias atendidas. A política também prevê a troca definitiva do repasse em dinheiro pela recarga direta do botijão, estratégia que busca reforçar a efetividade do programa e assegurar o acesso ao insumo.

Na primeira etapa, realizada em novembro do ano passado, quase um milhão de famílias foram atendidas em dez capitais, entre elas Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, São Paulo, Salvador e Teresina.

Publicidade
banner docs epop bari 01