“Desaguar da COP30”: Semana Chico Mendes traz debates da Conferência do Clima para o território acreano

Evento ocorre de 15 a 22 de dezembro em Xapuri e Rio Branco, com programação gratuita que une memória, formação e mobilização socioambiental.

De 15 a 22 de dezembro, o Acre volta a ser ponto de encontro entre os saberes da floresta e os debates que movem o mundo. A Semana Chico Mendes 2025 retoma as discussões sobre clima no berço das lutas socioambientais, com uma programação que atravessa Xapuri e Rio Branco e reúne memória, formação e mobilização conectadas à realidade dos territórios.

Com o tema “O Desaguar da COP30”, o evento organizado pelo Comitê Chico Mendes busca traduzir para a realidade amazônica os desdobramentos da conferência global realizada em Belém, no Pará.

Para a articuladora do Comitê, Karla Martins, a proposta dialoga com a necessidade de reconectar agendas internacionais às comunidades que enfrentam diariamente os impactos da crise climática.

“Se, por um lado, [a COP] não trouxe grandes avanços diplomáticos, por outro houve um fortalecimento do movimento social, principalmente o brasileiro e o das Amazônias. Esse fortalecimento se deu no sentido de pensar coletivamente ações para pressionar por justiça climática e enfrentamento às mudanças do clima”, afirma.

Xapuri: território que moldou uma luta

A abertura acontece no dia 15 de dezembro, em Xapuri, cidade de Chico Mendes e epicentro da história socioambiental acreana. A escolha do local, destaca a organização, é uma afirmação política e simbólica.

“Xapuri sempre teve essa importância. É ali, na divisa com a Bolívia, às margens do rio, que começa o episódio épico da guerra que resultou na anexação do Acre ao Brasil”, relembra Karla.

A programação começa às 16h, com a Feira de Economia Solidária em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, valorizando iniciativas como a CooperXapuri e o projeto Doutor da Borracha.

Às 18h, o palco da Prefeitura recebe a cerimônia do Prêmio Chico Mendes de Resistência, seguida de apresentações de Dona Zenaide, Baquemirim e grupos de forró locais.

O dia 16 de dezembro traz um dos momentos mais marcantes que é a tradicional caminhada solene da Casa de Chico Mendes até o túmulo do líder, às 7h.

Segundo Karla, é um ritual fundamental para manter viva a trajetória que continua inspirando novas gerações.

“Chico Mendes é uma potência, uma revolução, um pensamento contemporâneo que aponta para o futuro. Não é possível que o herói nacional, patrono do meio ambiente brasileiro, não tenha seu lugar de nascimento reconhecido como importante e inspirador”, afirma.

Entre os dias 16 e 18, Xapuri também recebe debates sobre juventude, exibições do Cine Juruá com filmes do Greenpeace e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além da Imersão na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Todo programação é gratuita. A trilha, que leva visitantes à casa do seringueiro Raimundão, é a única atividade com inscrição prévia.

“Desaguar” em Rio Branco

A partir de 19 de dezembro, o evento se desloca para Rio Branco, seguindo o conceito de “desaguar”, metáfora escolhida para representar o encontro de ideias, histórias e lutas.

“É o desaguar de cada um neste lugar, que é onde os pensamentos, metaforicamente representados pelas águas, chegam e se encontram, trazendo debates”, define Karla.

No Sesc Centro, oficinas abordam segurança digital e inteligência artificial, realizadas em parceria com o PNUD/ONU, além de sessões de cinema.

No dia 22 de dezembro, quando se completam 37 anos do assassinato de Chico Mendes, o Museu dos Povos Acreanos recebe a mesa “Direitos Humanos e Justiça Climática”.

O encerramento ocorre na Praça Povos da Floresta, com o ato “Legado de Luz”, um grande encontro memorial que integra lideranças, moradores, juventudes e visitantes em uma celebração da resistência.

Para o Comitê Chico Mendes, a Semana Chico Mendes é um convite à construção coletiva de novos caminhos. “É um momento para refletir sobre as possibilidades de inspirar, agir e atuar socialmente no tempo presente. Precisamos de pactos sociais relevantes, pactos amorosos com a nossa sociedade, e este é o momento ideal para isso”, diz Karla Martins.

SERVIÇO

Semana Chico Mendes 2025 – O Desaguar da COP30

Quando: 15 a 22 de dezembro de 2025

Entrada: Gratuita

Onde:

  • Xapuri (15 a 18/12): Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Praça Central e RESEX Chico Mendes
  • Rio Branco (19 a 22/12): Sesc Centro, Museu dos Povos Acreanos e Praça Povos da Floresta

Inscrições: Apenas para a atividade Trilha Chico Mendes (18/12).

Realização: Comitê Chico Mendes

Informações: Instagram @chicomendescomite

Com informações do Comitê Chico Mendes.

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac