Na edição de 2024, realizada no Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa do Acre conquistou o segundo lugar na categoria projetos especiais.
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) concorre, pelo segundo ano consecutivo, ao prêmio da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais que reconhece iniciativas desenvolvidas pelas assembleias de todo o país. A participação acreana ocorre nas categorias “projetos especiais” e “reportagem legislativa”.
O principal destaque é o Redação Nota Mil, desenvolvido pela Escola do Legislativo Acreano. Em 2025, o projeto atendeu mais de 1.700 jovens, por meio de atividades voltadas à produção textual e ao aprimoramento da escrita.
A entrega da premiação integra a programação da 28ª Conferência Nacional dos Legislativos, marcada para os dias 3, 4 e 5 de dezembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
O encontro deste ano tem como tema Humanidade Conectada, com enfoque nos legislativos estaduais diante do avanço da inteligência artificial e das emergências climáticas.

Durante o evento, também está prevista a realização de uma reunião do Parlamento Amazônico, que irá debater os resultados da COP no Brasil. Além disso, ocorre a assembleia anual do Colegiado de Presidentes. A presença do presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, está confirmada.
Na edição de 2024, realizada no Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa do Acre conquistou o segundo lugar na categoria projetos especiais. Na ocasião, foi apresentado um programa que levou aulas preparatórias para o Enem a uma aldeia indígena localizada na zona rural do município de Feijó, no interior do estado.


